G1

João Gomes traz sucesso de Adriana ao voltar para a casa da avó e do forró tradicional no álbum ‘Pé de Serrita’


João Gomes lança o álbum 'Pé de serrita'

Divulgação

♫ OPINIÃO SOBRE DISCO

Título: Pé de Serrita

Artista: João Gomes

Cotação: ★ ★ ★ 1/2

♬ Em 1986, no auge do império das baladas adocicadas criadas dentro do padrão radiofônico FM por compositores hitmakers como Michael Sullivan e Paulo Massadas, uma então esquecida cantora carioca que despontara nos anos 1960, Adriana, irrompeu com força nas paradas a reboque de uma canção de autoria de Gilson e Joran. Intitulada, I love you baby a canção se tornou um dos grandes sucessos nacionais do biênio 1986 / 1987.

Curiosamente, a canção foi pouco regravada, tendo ganhado somente um registro fonográfico da dupla Régis & Raí em 1997. Daí a surpresa de ver I love you baby reaparecer, na cadência do xote, em gravação feita por João Gomes com a participação de Pablo para o álbum audiovisual Pé de Serrita. O sucesso de Adriana foi gravado por Gomes em medley com hit do grupo de pagode Os Travessos, Vou te procurar (Billy SP e Isabeh, 2001).

Lançado hoje, sexta-feira, 12 de setembro, o álbum joga com as palavras no titulo Pé de Serrita, aludindo ao termo pé de serra – usado como adjetivo para caracterizar um estilo de forró mais tradicional, calcado no toque da sanfona, do triângulo e da zabumba – enquanto cita o nome de Serrita (PE), município do sertão pernambucano em que vive a avó de Gomes e onde o artista viveu parte da infância, ouvindo a música nordestina.

Foi no terreiro da casa da avó que o cantor gravou o show que deu origem ao disco ao vivo. Com 16 músicas em 10 faixas, o álbum Pé de Serrita mostra que Gomes, mesmo alinhado com o tempo atual do forró, é também um dos muitos herdeiros de Luiz Gonzaga (1912 – 1989), evocado pela bela voz grave do jovem ídolo do piseiro e pelo chapéu de vaqueiro usado pelo cantor.

Se não rebobinasse hits recentes do artista pernambucano, como Eu tenho a senha (João Gomes, 2021), o álbum Pé de Serrita soaria mais coeso. Mas, verdade seja dita, ficou boa a transposição de Palácios e castelos (Levi Lima, 2011) – música lançada por Luan Santana e também gravada pela banda Jamil – e é justo reconhecer que o disco é bom, no todo, por destilar o romantismo e a melancolia que pulsam nos corações de vaqueiros e caminhoneiros.

Aliás, um dos destaques do álbum Pé de Serrita é o medley que une João Gomes e João Bandeira – veterano cantor e sanfoneiro cearense, também ele um discípulo de Luiz Gonzaga – no canto de Solidão de um caminhoneiro (Ademir Rodrigues e Almir Santos, 1995), Pra não morrer de tristeza (João Silva e K-Boclinho, 1965) e Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1951), sucesso autoral do seminal Gonzagão.

Enfim, João Gomes faz voo seguro nessa volta para a casa da avó e do forró.

Capa do álbum ‘Pé de Serrita’, de João Gomes

Divulgação

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.