O homem de 24 anos foi preso sob cumprimento de três mandados de prisão por crime de homicídio, ele também foi autuado em flagrante por falsidade ideológica pois estava utilizando um RG falso. Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Homicídio em Teresina, Piauí - Polícia Civil do Piauí
Andrê Nascimento/ g1 Piauí
O jovem Jefferson Silva de Moraes, de 24 anos, foi preso em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (22), sob cumprimento de três mandados de prisão preventiva pelos crimes de homicídio ocorridos em Teresina (PI). Segundo a Polícia Civil do Piauí, ele é investigado por participação, direta ou indireta, em cerca de 10 crimes de assassinato no estado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"Ele é um matador, é um indivíduo que mata por prazer. Faz do crime seu meio de vida. Responde a cinco inquéritos policiais por crimes de homicídio, onde ele agiu diretamente como autor, puxou o gatilho. Já tem três mandados de prisão e temos mais duas representações por prisão preventiva. E, além disso, ele é investigado por outros, onde ele agiu indiretamente, crimes de homicídio na Zona Norte de Teresina", explicou o delegado Francisco Costa, o Barêtta.
Segundo o delegado Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), o jovem preso, também conhecido como Nego Jefferson, pertence a uma facção criminosa que atua no bairro Santa Maria, Zona Norte da capital. Há cerca de dois meses, ele foi para São Paulo, morar no bairro Jardim Ângela, com a namorada e junto à mesma facção.
A companheira dele, conforme o DHPP, é piauiense e está em liberdade condicional pelo crime de tráfico de drogas. Ela também atuava no crime na região norte da cidade.
Falsidade ideológica
Ao ser preso na manhã desta segunda (22), Nego Jefferson foi detido com um documento de identidade falsificado com o nome de um primo. A cédula informava que o RG havia sido emitido no Piauí, porém o número de identificação não constava com o do estado.
Além do cumprimento dos três mandados de prisão preventiva, ele também foi autuado em flagrante por falsidade ideológica.
LEIA TAMBÉM: Grávida é presa em flagrante ao tentar sacar benefício do Bolsa Família com documento falso no Piauí
Segundo o delegado Barêtta, o DHPP de SP está fazendo os procedimentos cabíveis para o recambiamento do preso para o Piauí, onde será investigado e julgado.
Crimes
Ao g1, o delegado Barêtta listou os cincos crimes de homicídios pelos quais o DHPP pediu a prisão preventiva do suspeito Nego Jefferson, são eles:
Crime cometido em 15 de fevereiro de 2023, tendo como vítima Jairo Nascimento Sousa, morto no bairro Parque Brasil;
Cinco dias depois, no dia 20 de fevereiro de 2023, José Luís de Oliveira, de 23 anos, foi assassinado a tiros no residencial Francisca Trindade;
Em 24 de janeiro de 2025, Marcos Paulo da Silva de Oliveira, foi morto no bairro Parque Brasil;
Também cinco dias depois, em 29 de janeiro de 2025, Carlos Ferreira dos Santos, de 23 anos, foi encontrado morto com marcas de tiro em um terreno na região do residencial Edgar Gayoso;
No dia seguinte, em 30 de janeiro de 2025, Cleomilton Marialves de Souza, foi assassinado em um bar com cinco tiros no conjunto Dilma Rousseff, região da Grande Santa Maria.
Segundo o delegado Barêtta, além destes casos, o suspeito é investigado em outros crimes de homicídio, onde participou indiretamente. Como é o caso do assassinato do engraxate Fagner Martins da Costa, de 38 anos, em 27 de fevereiro de 2023, no bairro Mafrense.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube