O transporte do animal é feito pela BR-163. Viagem de Kenya foi autorizada pela Argentina e inclui paradas planejadas conforme o bem-estar da elefanta. Elefanta Kenya cruza MS a caminho de santuário
A elefanta Kenya, de 44 anos, último exemplar da espécie em cativeiro na Argentina, está passando por Mato Grosso do Sul na noite desta segunda-feira (7), a caminho do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Mato Grosso. O transporte do animal é feito pela BR-163. Veja o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
De acordo com o santuário, as paradas são definidas conforme o comportamento do animal. A equipe passará a noite em Mato Grosso do Sul.
"Ela está bem confortável, se alimentando e se hidratando super bem. Os intervalos entre as paradas variam de 2h a 4h, dependendo da região e disponibilidade de bons pontos de parada."
Ao todo, seis veículos acompanham o comboio:
1 caminhão;
3 vans;
2 viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A viagem de cerca de 4 mil quilômetros foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina e deve durar cinco dias, cruzando a fronteira com o Paraná, passando por Mato Grosso do Sul e seguindo até Mato Grosso.
No santuário brasileiro, Kenya será acolhida em uma área de 1.500 hectares, com ambiente natural e convivência em grupo.
Planejamento e preparação
A preparação para a transferência de Kenya começou em 2017, segundo o governo de Mendoza, com treinos comportamentais e exames veterinários para garantir a segurança da viagem.
No comunicado oficial da viagem, o diretor de Biodiversidade e Ecoparque de Mendoza, Ignacio Haudet, deu detalhes da operação para a transferência de um animal de grande porte.
"Primeiro foi necessário encontrar um local que fosse adaptado e tivesse as condições internacionais adequadas para receber esse tipo de animal. Depois veio tudo relacionado à logística e ao treinamento prévio com o animal, a fim de obter seu certificado veterinário internacional."
Kenya passará por MS até chegar em santuário em MT.
Divulgação/SEB
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: