Mesmo com mancha escura no mar de Lucena, Sudema afirma que todas as praias do litoral estão próprias para banho. Praia Bela no Litoral Sul da Paraíba
Divulgação/Governo da Paraíba
Todos os trechos de praia monitorados no Litoral da Paraíba estão próprios para banho, segundo o mais recente relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
O estudo, que analisou as águas entre os dias 19 e 21 de maio, e vale até o dia 30 deste mês.
As praias avaliadas ficam em João Pessoa, Mataraca, Baía da Traição, Conde, Lucena, Cabedelo, Rio Tinto e Pitimbu. Em todas, a qualidade da água foi considerada dentro dos padrões seguros para banhistas.
Mancha escura em Lucena não afeta balneabilidade
Praia de Lucena, na Paraíba
TV Cabo Branco/Reprodução
Moradores de Lucena, situada na Região Metropolitana de João Pessoa, relataram uma mancha escura no mar, próxima a uma desembocadura entre a praia e uma área de mangue, nesta sexta-feira (23). A água também apresentava espuma e odor forte. O fenômeno ocorreu perto do "Caminho de Moisés", ponto turístico da cidade.
A Sudema explicou que a coloração e o cheiro são causados pela alta concentração de matéria orgânica em decomposição, comum em regiões de mangue. O local onde a água escureceu é um "maceió" — pequeno canal temporário formado por água da chuva, sem ligação com esgoto ou rios.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), não há contribuição de esgotos no local. A Prefeitura de Lucena afirmou que os maceiós foram abertos para escoar o excesso de água das chuvas acumuladas nas ruas.
Vídeos mais asssitidos do g1 Paraíba