G1

MP investiga empresários por golpes no sorteio de veículos pela internet no RS; R$ 5,5 milhões foram bloqueados


MP investiga empresários por golpes no sorteio de veículos pela internet no RS

MPRS/Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) investiga empresários da região de São Gabriel, no Centro do Rio Grande do Sul, sob suspeita de envolvimento em um esquema fraudulento de sorteio de veículos pela internet. As revendas de veículos também seriam usadas para lavagem de dinheiro obtido com tráfico de drogas.

Na manhã desta sexta-feira (29), foram cumpridas 23 ordens judiciais em São Gabriel, Cruz Alta, Ijuí e Lagoa Vermelha: 16 mandados de busca e apreensão em residências, revendas de carros e no presídio de São Gabriel, além de sete medidas cautelares como, por exemplo, quebra do sigilo de dados telemáticos, bancário e fiscal, indisponibilidade e bloqueio de bens e ativos financeiros no valor de mais de R$ 5,5 milhões.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

Quarenta e quatro carros envolvidos no esquema de sorteios falsos foram identificados, e 24 já foram alvos de apreensões judiciais.

Sete pessoas são investigadas: dois empresários do ramo de veículos que moram e têm revendas no Norte e no Noroeste do estado; dois traficantes, sendo que um já está preso; e a mãe e dois filhos de um deles. Eles respondem por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, estelionato, organização criminosa e crime contra a economia popular.

Os sorteios falsos de veículos

De acordo com o MP, os investigados promovem sorteios fraudulentos de veículos por meio da internet, com bilhetes pagos via PIX. Após o sorteio, um suposto ganhador divulga vídeos nas redes sociais, mas os veículos não são transferidos e continuam circulando entre revendas ligadas aos próprios organizadores.

"Eles utilizam links que direcionam para plataformas de sorteios. A prática indica uso irregular de estrutura empresarial, em desacordo com a legislação que regula promoções comerciais", conta o promotor João Afonso Beltrame.

MP investiga empresários por golpes no sorteio de veículos pela internet no RS

MPRS/Divulgação

Investigação

A investigação começou em janeiro de 2024 a partir de informações repassadas pelo 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, que indicavam movimentações suspeitas ligadas ao tráfico de drogas e à lavagem de capitais.

A partir disso, o Gaeco passou a investigar o caso e obteve indícios sobre a atuação de uma organização criminosa que usava empresas de fachada e diversas contas bancárias em nome de laranjas para ocultar a origem ilegal do dinheiro.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.