G1

Museu da Light ensina, de forma divertida, como economizar energia e ajudar o meio ambiente


Museu da Light ensina, de forma divertida, como economizar energia e ajudar o meio ambiente

Deixar a luz acesa sem necessidade, tomar banhos demorados ou abrir a geladeira só para pensar no que vai pegar são hábitos comuns — mas que pesam no bolso e no meio ambiente. Para ajudar os cariocas a entenderem como pequenas atitudes fazem diferença, o Museu Light da Energia, no Centro do Rio, oferece uma experiência educativa e interativa.

O espaço tem entrada gratuita e recebe principalmente estudantes da rede pública, com atividades conduzidas por educadores.

A estudante Maria Eduarda da Silva, de 13 anos, visitou o museu esta semana com colegas da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho, em Irajá, na Zona Norte.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

“É muito importante economizar energia para conseguir estabilizar o meio ambiente e estabilizar o mundo”, disse a aluna do 7º ano.

A consciência da Maria Eduarda se reflete nos colegas.

Estudantes da rede municipal aprendem como economizar energia elétrica

Reprodução/TV Globo

“Quando a gente vai da sala para o quarto, deixa a luz da sala ligada e a do quarto ligada também. Acho que a gente pode deixar desligada da sala já que não tem ninguém lá, aproveitar a luz natural”, sugeriu Maria Luiza da Silva, de 12 anos.

Durante a visita, os alunos participam de jogos e atividades que mostram como a energia é gerada, usada e desperdiçada.

Em uma das dinâmicas, respondem perguntas sobre hábitos do dia a dia — como o uso da máquina de lavar ou o tempo de banho — e recebem um perfil de consumo da família.

“O museu é muito voltado para escola. Ele segue aquela questão das formas, fontes de energia, como é gerada, eletromagnetismo. Conceitos que estão nos livros, mas aqui eles veem de forma interativa e absorvem melhor”, explicou Estela Alves, coordenadora de responsabilidade social da Light.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.