Motociclista está internado em estado grave após colisão em Olaria; outros acidentes também mobilizaram bombeiros, Samu e Rota 116. Motociclista perde o controle da direção, bate em carro e é arremessado contra a fachada de loja em Nova Friburgo
Reprodução redes sociais
Desde o último sábado (29), Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vem registrando pelo menos um acidente de trânsito por dia, segundo levantamento feito com base em registros do Corpo de Bombeiros, concessionárias e relatos de moradores.
O caso mais grave ocorreu no bairro Olaria, no sábado (29), quando um motociclista perdeu o controle da direção, colidiu contra um carro estacionado na esquina da Via Expressa com a Avenida Julius Arp e foi arremessado contra a fachada de uma loja.
A vítima permanece internada em estado grave no CTI do Hospital Municipal Raul Sertã. Moradores da região relatam que o trecho costuma ser palco de imprudências no trânsito, como motos circulando sobre a calçada e veículos em alta velocidade.
No domingo (30), um carro bateu de frente com um ônibus da empresa Faol na RJ-150, na altura do bairro Chácara do Paraíso. O motorista do carro teve ferimentos leves e também foi atendido no Raul Sertã.
Já na manhã de segunda-feira (1º), um motorista teria dormido ao volante e colidido com um poste no bairro Ypu. Ele não quis ser socorrido pelos bombeiros.
Na terça-feira (2), dois carros colidiram na altura do bairro Furnas do Catete, na RJ-116. Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes do Samu e da concessionária Rota 116. Os estados de saúde não foram divulgados.
O volume de ocorrências em sequência chama a atenção. Em apenas quatro dias, foram quatro acidentes com vítimas em diferentes regiões da cidade. Os acidentes já somam mais de 260 batidas registradas apenas em 2025, segundo dados recentes do Corpo de Bombeiros.
Carro bate em poste no Vale dos Pinheiros em Nova Friburgo
Dados reforçam tendência
O levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que junho de 2025 teve redução no número de acionamentos em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 59 ocorrências de acidentes entre 1º e 29 de junho deste ano, contra 72 no mesmo período de 2024. No entanto, os números gerais de 2025 ainda preocupam.
De 1º de janeiro a 29 de junho deste ano, os bombeiros registraram:
13 capotagens
265 colisões de veículos
26 atropelamentos
65 quedas de veículos
Ao todo, 369 acionamentos
Já no mesmo período de 2024, foram:
12 capotagens
253 colisões de veículos
50 atropelamentos
65 quedas de veículos
Ao todo, 380 acionamentos
A comparação mostra que embora o total tenha tido uma ligeira queda, o número de colisões aumentou e os atropelamentos caíram pela metade.
Imprudência como fator determinante
A Prefeitura informou que a região onde ocorreu o acidente em Olaria possui sinalização adequada, com faixas de pedestres recentemente revitalizadas, placas visíveis e semáforos com temporizador. Também são realizadas blitze frequentes com apoio da Polícia Militar, do Proeis e da Operação Lei Seca.
De acordo com o município, apesar das ações de fiscalização e educação no trânsito, a maioria dos acidentes decorre da imprudência, imperícia e desatenção dos condutores.