Com a tarifa social de energia elétrica, as famílias têm acesso a isenção na conta de luz.
Divulgação
Desde a chegada da Energisa no Acre, o número de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica mais que dobrou, passou de 31 mil para mais de 90 mil cadastros. Com a Medida Provisória 1.300/2025 ampliando o alcance da tarifa social de energia elétrica em todo o país. A Aneel já regulamentou que a nova tarifa social começou a valer integralmente desde o dia 5 de julho. De acordo com as novas regras, clientes com renda per capita de meio salário-mínimo e consumo de até 80 kW/h terão isenção total da energia consumida, mas a conta pode incluir ICMS e contribuição de iluminação pública, de acordo com as leis estaduais e municipais.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), têm direito ao desconto famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou ainda, pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica. Também podem ser beneficiadas as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, e ou atendidos pelos Sistemas Isolados (SISOLs) só serão cobrados pelo consumo que exceder 80kwh.
Além da inclusão automática, a Energisa faz uma busca ativa entre os clientes em potencial para que possam receber a isenção. Mas vale ressaltar que o CadÚnico e o NIS devem ser renovados a cada dois anos.
“Para não perder o benefício, o cliente precisa estar com o cadastro atualizado. Para fazer isso, o cliente precisa ir ao local indicado pela prefeitura do município onde mora. Depois que fizer isso, pode ficar tranquilo que a Energisa fará o mapeamento e se ele estiver dentro dos critérios para receber o desconto, será cadastrado sem precisar sair de casa”, explicou o Coordenador de Atendimento da Energisa Acre, Marcos Ribeiro.
Passos para se cadastrar
1 - Tenha seu Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizado. Acesse o site meucadunico.cidadania.gov.br.
2 – Com posse do NIS ou NB, o cliente deve apresentar CPF ou carteira de identidade, além de informar o código da Unidade Consumidora a ser beneficiada e entrar em contato com a Energisa.
Canais de Atendimento
Se você tem dúvidas sobre a Tarifa Social, entre em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:
• Aplicativo Energisa On;
• Agência Digital: energisa.com.br
• Call Center: 0800 647 7196.