G1

Número de ônibus alvo de vandalismo vai a 135 na Grande SP


A Polícia Militar afirmou ter recebido 12 chamadas via 190 para esse tipo de incidente, mas somente sete boletins de ocorrência foram registrados. Todos no último dia 8. VIDEO: registra o momento em que ônibus é atacado em Mauá, na Grande SP

O número de ônibus alvo de vandalismo na Grande São Paulo entre os dias 8 e 17 deste mês chegou a 135. São 78 veículos depredados na capital, nas Zonas Sul e Leste, e outros 57 foram atacados na Região Metropolitana.

Segundo as informações levantadas pelo SP2 com a Secretaria da Segurança Pública, a maioria desses ataques ocorreu entre às 20h e 23h.

A Polícia Militar afirmou ter recebido 12 chamadas via 190 para esse tipo de incidente, mas somente sete boletins de ocorrência foram registrados. Todos no último dia 8, um domingo.

Segundo a PM, investigadores estão visitando os locais das ocorrências atrás de testemunhas e imagens de câmeras de segurança para encontrar os responsáveis pelos ataques, que atingiu 14 empresas de ônibus.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, ao menos seis ocorrências estão sendo investigadas. A SPTrans não soube explicar o motivo dos ataques.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que além de reforçar o patrulhamento nas regiões onde ocorreram os ataques, a Prefeitura analisa as imagens do programa Smart Sampa para identificar os autores dos atos de vandalismo.

✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp

Na segunda-feira (16), a SPTrans disse que 19 ônibus municipais da cidade de São Paulo haviam sido alvos de vandalismo desde quinta-feira (12). Na terça-feira (17), o número informado subiu para 78.

Em um dos casos, uma câmera de segurança registrou o momento em que um ônibus, ainda com passageiros a bordo, foi atacado em Mauá, na Grande São Paulo. O caso aconteceu no sábado (14), por volta das 22h. Ninguém ficou ferido.

O coletivo seguia pela Avenida João Ramalho quando foi atingido por uma pedra lançada contra o veículo. No vídeo, é possível ver que os passageiros se assustam no momento do impacto.

Ônibus são vandalizados na capital paulista no fim de semana, segundo a SPTrans

Reprodução

A maioria dos veículos teve vidros e janelas quebradas, principalmente na traseira ou nas laterais.

📍 Entre as vias afetadas estão:

Avenida Cupecê, com ao menos oito casos;

Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

Vereador João de Luca;

Assembleia, todas na Zona Sul.

Ônibus são vandalizados na capital paulista no fim de semana, segundo a SPTrans

Reprodução

Nos últimos dias, ao menos 19 ônibus precisaram ser recolhidos para as garagens das empresas Transpass Metrópole Paulista, Transunião, Express, Via Sudeste, Mobibrasil e Campo Belo.

Em nota, a SPTrans, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), afirmou que "repudia e lamenta os atos de vandalismo que prejudicam a população, como os registrados neste fim de semana".

A Secretaria da Segurança Pública disse ainda que reforçou o policiamento nas regiões afetadas. E que as denúncias sobre vandalismo podem ser feitas pelos canais oficiais, como o telefone 190.

A reportagem entrou em contato com a SPTrans questionando se já teria indícios da motivação dos ataques e aguarda o retorno.

Vídeos

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.