G1

Piauí tem o maior indicador de desigualdade de renda do país, diz IBGE


Quanto ganham os brasileiros? Renda varia mais que o dobro entre estados, mostra IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que o índice de desigualdade de renda no Piauí é o maior de todo o Brasil. Isso significa que a população mais rica recebe até 16 vezes mais do que os mais pobres no estado.

A razão entre os rendimentos médios no Piauí é calculada em 15,8%, enquanto a média nacional é de 11,5%.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Esse cálculo leva em conta o rendimento médio dos 10% da população ocupada com os maiores rendimentos e o dos 40% da população ocupada com os menores rendimentos.

As informações da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) mostram que os 10% da população com os maiores rendimentos têm uma renda de cerca de R$ 9,6 mil.

Já os 40% da população com os menores rendimentos, o que representa mais de 523 mil piauienses, têm rendimento médio de R$ 608.

Piauí tem 37% da população na pobreza

O IBGE também informa que o estado registrou uma redução na situação de pobreza, que atinge 37,3% dos piauienses. O número representa uma redução de 7,9% em relação ao ano anterior.

O instituto destaca que a redução da pobreza se deve aos programas assistencialistas do governo. Segundo o levantamento do órgão, a pobreza atingiria 47,1% da população do estado em 2024, caso não houvesse esses benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial.

Piauí tem o maior indicador de desigualdade de renda do país, diz IBGE

Leandro Matozo/TV Globo

*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.