Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, objetivo era reduzir o tempo de detenção dos imigrantes. Algemas foram retiradas 25 minutos antes do pouso em Confins. Dos 46 deportados, todos estavam desacompanhados, sendo 34 homens e 12 mulheres. Avião com 46 deportados dos EUA chega ao Brasil
Os deportados que desembarcaram em Confins (MG) nesta terça-feira (1º) chegaram, pela primeira vez, em um avião da Força Aérea dos EUA. O objetivo do governo norte americano, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), foi reduzir o tempo de detenção dos imigrantes.
Segundo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, as algemas foram retiradas 25 minutos antes do pouso, já em território brasileiro. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
👨👩👧👦 Quem são os deportados?
O governo brasileiro divulgou um perfil de quem são os 46 deportados que chegaram à Confins. Ninguém possuía problemas de saúde, era procurado pela justiça brasileira ou estava acompanhado de cônjuge ou parente.
Perfil dos 46 deportados que desembarcaram em Confins
Faixa etária dos 46 deportados que chegaram à Confins
"Eu trabalhava de domingo domingo. A gente não tem família, é sozinho. Meu patrão virou minha família para falar a verdade. Eu tava voltando para casa. Só polícia na rua e aí eles me pararam, não explicaram nada, só me prendeu. Eles tratam a gente que nem bicho", disse o deportado Gabriel Cerqueira.
Essa foi a 12ª operação de deportação realizada em 2025. Desde janeiro, mais de 1.200 pessoas já foram repatriadas, segundo dados do governo federal.
LEIA TAMBÉM:
Deportados chegam ao Brasil pela 1ª vez em avião da Força Aérea dos EUA
Avião com deportados dos EUA pousa no Aeroporto de Confins
Novo grupo com 103 brasileiros deportados dos EUA chega ao país, informa governo
Aviões militares americanos fazem deportação de imigrantes ilegais
Reprodução/TV Globo
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: