G1

Prefeitura anuncia ferramenta para denunciar lixo nas ruas e mantém frequência de coletas em Teresina


Prefeitura anuncia ferramenta para denunciar lixo nas ruas e mantém frequência de coletas

Eric Souza/g1

Uma ferramenta para denunciar o acúmulo de lixo nas ruas: essa é a proposta da plataforma Lixo Zero, que será lançada pela Prefeitura de Teresina em 10 de outubro.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) explicou que os cidadãos poderão pedir, por um número de telefone, equipes da limpeza urbana para diferentes pontos da cidade.

NOVO CRONOGRAMA: veja dias e horários da coleta de lixo em Teresina

"Vai ser uma ferramenta para que a população, ao encontrar ou perceber, seja na rua dela ou em qualquer rua por onde andar, comunique que lá tem lixo, tem galho de poda. Vai ajudar a gente a fazer isso mais rapidamente", disse o prefeito.

Além da plataforma, Silvio detalhou o novo cronograma da coleta de lixo em Teresina. As mudanças foram feitas depois após a chegada das novas empresas contratadas para prestar o serviço.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Segundo o prefeito, a adequação serve para tornar o serviço mais eficiente e reduzir o custo, mas a frequência da coleta não mudará.

"A coleta do Centro, que é diária, continua diária. Nas ruas em que passa duas vezes, vai continuar passando duas. Onde é três, continua sendo três", disse o prefeito.

Duas empresas vão cuidar da coleta: uma atenderá o Centro e as Zonas Norte e Leste; a outra, as Zonas Sul e Sudeste.

Nova divisão

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Vicente Moreira, afirmou que o novo cronograma da coleta foi elaborado com base na quantidade mensal de lixo recolhido.

"São dois mapas porque são duas empresas, duas áreas geográficas diferentes. A gente conseguiu em torno de 9 mil toneladas no Centro, Norte e Leste e 8 mil toneladas no Sul e Sudeste", destacou o presidente.

De acordo com Vicente, a média mensal de toneladas coletadas este ano é de 16,7 mil, enquanto a de 2024 foi cerca de 14 mil. Ele também anunciou que 40 novos caminhões ajudarão na coleta de capina e varrição a partir de 30 de setembro.

O gestor disse ainda que o edital de contratação regular da limpeza pública deve ser lançado até o fim de outubro. Atualmente, os serviços são prestados pelas empresas contratada emergencialmente.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.