
Professores realizam nova manifestação
Karla Melo/Rede Amazônica
Professores da rede municipal e sindicatos realizam um protesto, nesta quarta-feira (1º), em frente à Câmara Municipal de Manaus, contra o projeto de reforma da Previdência enviado pela prefeitura. A proposta, apresentada em 27 de agosto, altera as regras de aposentadoria dos servidores públicos.
A classe já havia se manifestado no mês passado contra a proposta, que deve ser votada na sessão de hoje. Os manifestantes tentam pressionar os vereadores para a retirada do projeto de tramitação.
Apesar da manifestação, escolas da rede municipal funcionaram normalmente nesta manhã. O g1 questionou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para saber se o cronograma das aulas foi afetado e aguarda resposta.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a reforma apresentada pela Manaus Previdência (Manausprev) é necessária para equilibrar as contas do regime próprio de aposentadoria. O município alega que, sem as mudanças, o sistema pode acumular um déficit de R$ 938 milhões até 2038.
Desta forma, o tempo de contribuição e o período de trabalho dos servidores será ampliado, o que motivou os protestos contra a proposta. Entenda os detalhes abaixo:
O que muda na idade mínima?
Para os homens, a idade mínima para aposentadoria passa de 60 para 65 anos, ou seja, cinco anos a mais.
Para as mulheres, o aumento é ainda maior: de 55 para 62 anos, o que representa sete anos a mais de trabalho.
O que muda no tempo de contribuição?
Tanto homens quanto mulheres terão que comprovar, no mínimo, 25 anos de contribuição.
No caso de professores, os homens precisarão de 30 anos de trabalho público e as mulheres, 25 anos.
Além disso, será exigido pelo menos 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo atual.
A proposta também prevê que as novas regras se apliquem somente aos servidores que ingressaram no serviço público após 31 de dezembro de 2003.
Escola da Rede Municipal de Manaus
Jucélio Paiva/Rede Amazônica
Prefeitura propõe mudanças na regra da aposentadoria

