G1

Resgate emocionante: filhote de jaguatirica é encontrado com queimaduras no meio de incêndio


Filhote de jaguatirica é encontrado com queimaduras no meio de incêndio

Um filhote de jaguatirica foi encontrado com queimaduras no meio de um incêndio na Serra Dourada, localizado na Cidade de Goiás, região noroeste do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o filhote foi resgatado com as patas queimadas e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) (veja o vídeo acima).

O g1 entrou em contato com o Cetas, mas ainda não teve retorno sobre o estado de saúde atualizado do animal.

O resgate do filhote aconteceu na madrugada de terça-feira (9) durante o combate a um incêndio florestal pelo Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF). Segundo os bombeiros, a jaguatirica foi resgatada com técnicas de manejo adequadas. Nas fotos, é possível ver o animal bebendo água em um recipiente.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Patas queimadas

Jaguatirica teve patas queimadas em incêndio, em Goiás

Divulgação/Corpo de Bombeiros e Reprodução/TV Anhanguera

O filhote foi encaminhado ao Cetas, onde recebe cuidados especializados. Segundo a veterinária Jéssica Rocha, o animal teve que receber oxigênio quando chegou à unidade porque inalou muita fumaça. Segundo ela, após a verificação do grau das queimaduras, que param de queimar em até 48h, o tratamento poderia ser iniciado.

"Aqui dentro do Cetas nós utilizamos pele de tilápia para o tratamento, até para melhorar e acelerar essa cicatrização e também analgésicos, antibióticos...", explica ela sobre os cuidados com o filhote.

De acordo com a Universidade Federal de Goiás, a pele de tilápia é indicada para diversos tipos de feridas, mas principalmente para aquelas em que ocorre perda de líquido, como no caso das queimaduras. O "curativo de pele" ajuda a proteger a umidade e favorece o crescimento celular.

O Corpo de Bombeiros de Goiás alertou que colocar fogo em áreas de vegetação coloca em risco a saúde da população e provoca prejuízos irreparáveis à fauna e à flora. Ressaltou ainda que as queimadas não afetam apenas o meio ambiente, mas também as vidas que dependem dele para sobreviver.

LEIA TAMBÉM:

De cara com onça: casal se assusta ao encontrar animal em estrada; vídeo

Tamanduá carrega filhotes gêmeos em cena rara registrada em Goiás; vídeo

Piscineiro salva cão cego que se afogava em piscina de casa em Goiânia; vídeo

Recuperação e reabilitação

De acordo com a veterinária, os cuidados para a recuperação duram aproximadamente dois meses. A chefe do Cetas, a bióloga Nara Ballaminut explicou que o filhote de jaguatirica vai passar pelo tratamento veterinário e por um processo de reabilitação.

Em razão do contato com seres humanos durante o tratamento das queimaduras, o animal ser reabilitado para voltar a viver na natureza.

"Ele passa por treinamento de caça, treinamento de distanciamento do ser humano. [...] A ideia é que ele não veja no ser humano alguém amigável, para que ele mantenha distância, que é o natural do animal silvestre", explicou.

A estimativa é que o treinamento dure aproximadamente um ano, de modo que o filhote já será um adulto quando voltar à natureza. Nara explica que, neste caso, a jaguatirica será solta em uma área de soltura cadastrada no Cetas para que o animal continue sendo monitorado.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.