De janeiro a março, foram registrados 102 assaltos de acessórios como colares, pulseiras e anéis de ouro. Aumento nos roubos de joias: crimes se caracterizam por abordagens violentas
No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 102 roubos de ouro em Teresina. O crime geralmente é marcado pela abordagem violenta dos criminosos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esse tipo de crime aumentou 73%, comparado ao mesmo período do ano passado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Uma mulher, que não quis se identificar, relatou que foi vítima desse tipo de assalto duas vezes. Na primeira, criminosos invadiram a empresa onde ela trabalhava, fizeram um arrastão, levando objetos pessoais de vários funcionários. “Eles avançaram na gente para tirar cordão, anel, pulseira”, relatou a vítima.
O outro assalto ocorreu em 2024, quando a mulher estava indo ao salão de beleza a pé e foi abordada por dois homens em uma moto. Eles roubaram o celular, um colar e uma pulseira de ouro, deixando um prejuízo de mais de R$3.000,00.
Um caso que chamou atenção foi o assassinato do sargento Elenilton Araújo Galvão, de 47 anos, que foi morto a tiros quando reagiu à um assalto no Dirceu. Segundo Polícia Civil do Piauí (PCPI), os criminosos queriam roubar um colar de ouro de uma das pessoas no local.
Em maio, dois arrastões aconteceram, de forma violenta, na Zona Sul e Sudeste de Teresina. Na época, nove suspeitos foram presos e um adolescente apreendido. O grupo é apontado como integrante da chamada Gangue do Ouro. A Polícia Civil do Piauí afirma que o aumento nos crimes está ligado ao alto valor do metal no mercado e à facilidade de escoamento do material.
Conforme o delegado-geral da PC- PI, Luccy Keiko, a polícia tem atuado para combater o avanço desses crimes e operações recentes prenderam suspeitos e desarticularam esquemas de receptação.
“Nos unimos para identificar essas pessoas, conseguimos cumprir mandados de busca e prisão de alguns indivíduos conseguimos interditar três estabelecimentos, que compravam ou revendiam essas joias roubadas ou furtadas”, disse o delegado.
Assalto em bar de Teresina
Divulgação: Reprodução
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
S