G1

Santarém não registra casos de homicídio há mais de 30 dias, diz polícia


Polícias Civil e Militar na 16ª Seccional Urbana de Santarém

Dominique Cavaleiro/g1

Santarém, no oeste do Pará, alcançou, neste domingo (29), uma marca de 36 dias sem registro de homicídios. O dado foi confirmado pela Polícia Civil e comemorado pelo Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), que atribui o resultado ao trabalho integrado entre as instituições e ao fortalecimento das ações de prevenção.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Conforme a Polícia, o último caso foi registrado dia 23 de agosto de 2025, onde um homem foi morto a tiros dentro de uma tapeçaria automotiva na Avenida Cuiabá.

O delegado Jamil Casseb, superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, ressaltou que o resultado positivo é reflexo do empenho da Polícia Civil, em conjunto com os demais órgãos, e que representa um marco importante para Santarém. Ele destacou que o trabalho vem sendo realizado com dedicação nas investigações e na prevenção, e que o fato de o município estar há mais de 30 dias sem homicídios mostra que o esforço tem dado resultados concretos.

O comandante do CPR-1, coronel Rodrigo Aleixo, também destacou a relevância do momento.

“Para nós aqui do Comando de Policiamento Regional 1 é motivo de muita alegria. Há 30 dias sem nenhum homicídio no município de Santarém, isso reforça o comprometimento da nossa tropa, dos batalhões 35º, do 3º BPM, do Batalhão de Missões Especiais, Cipamb e de todos os órgãos de segurança pública. Esse trabalho conjunto, em sintonia, tem dado grandes resultados, e a gente pretende continuar nessa batida, estreitando o laço com a comunidade, mas com mão firme no combate à criminalidade”, disse o comandante.

O período de redução da violência letal coincide com o mês em que a Polícia Militar do Pará completa 207 anos de fundação, o que torna a marca ainda mais simbólica para a corporação. Para Aleixo, o resultado é fruto do empenho diário dos policiais.

Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?

“Só tenho a agradecer a Deus e ao esforço dos nossos guerreiros, que dia a dia dão o máximo e procuram fazer um trabalho de excelência. Os resultados estão aí para todos verem”, concluiu.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.