G1

São Pedro é celebrado com festa e barqueata em Fernando de Noronha


Programação teve missa, shows e peixada com 447 kg de peixe na ilha. Moradores e turistas homenagearam o santo protetor dos pescadores. Barqueata fez homenagem a São Pedro

Ana Clara Marinho/TV Globo

Fernando de Noronha celebrou neste domingo (29) o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, com uma programação especial. A festa teve missa campal, procissão, barqueata, shows e peixada gratuita para moradores e turistas.

📲 Siga o perfil do Bom Dia PE no Instagram

A comemoração começou com uma missa campal em frente à Capela de São Pedro, no Porto de Santo Antônio. O padre da ilha, Wesley Souza, destacou a importância do santo e da fé para a comunidade.

Missa foi realizada em frente à Capela de São Pedro

Frankilim Flor/Acervo pessoal

Após a celebração, a imagem do santo seguiu em procissão até o cais, onde foi colocada no barco Orion para dar início à barqueata. Cerca de 50 embarcações participaram da procissão marítima.

A barqueata partiu do Porto Santo Antônio em direção à praia da Cacimba do Padre. Como manda a tradição, todos esperaram pela travessia entre os Morros Dois Irmãos, feita pelo barco Feliz Navegante.

A pequena embarcação pertence ao presidente da Associação Noronhense de Pescadores (Anpesca), Orlando Souza. O barco é o único autorizado pelo pelo Instituto Chico Mendes da Conservação e Biodiversidade ( ICMBio) a fazer esse percurso, que foi realizado com sucesso (veja vídeo abaixo).

Barqueata de São Pedro em Noronha teve travessia do Morro Dois Irmãos

Além de Orlando, o barco levou familiares e moradores da ilha. O administrador adjunto de Noronha, Virgílio Oliveira, foi convidado e participou da travessia.

“Fiquei muito feliz em participar da travessia. É uma experiência que vai ficar marcada no meu coração. A festa está linda, começou com a missa e movimenta o turismo. É parte da cultura local”, disse Virgílio.

Pescadores e barqueiros fizeram questão de agradecer ao padroeiro. “Todo ano participo. São Pedro é nosso protetor, ele sempre nos ajuda”, afirmou o dono de uma embarcação de turismo, Sérgio Morais.

O comerciante Alexandre Gulart, de São Paulo, participou do evento pela primeira vez. “É aniversário do meu filho. Aproveitei para vir à Noronha e participar da barqueata. Foi sensacional”, disse Alexandre.

A agente de viagens Márcia Santos, também de São Paulo, comemorou o aniversário durante a festa. “É uma festa dupla. Fiz questão de vir para essa comemoração. O evento é maravilhoso”, afirmou Márcia.

Peixada foi servida gratuitamente

Ana Clara Marinho/TV Globo

LEIA TAMBÉM:

Festa de São Pedro começa em Fernando de Noronha com Arraiá das Madeiras

Peixada

Após a barqueata, moradores e turistas saborearam uma peixada gratuita. O prato foi feito com 447 quilos de peixe, capturados durante um torneio e doados para o evento.

Quem provou, aprovou o prato. “Está ótima. Noronha é maravilhosa, e com a peixada fica ainda melhor. Que continue assim, com fartura e muito peixe”, disse a veterinária Vitória Avelar.

O atendente de turismo e morador da ilha, Aderson Oliveira, não perde a festa. “Mais uma vez, excelente. Essa peixada é sagrada. Quem faz tem a mão divina”, elogiou.

A aposentada Maria Cecília Dias da Silva também aprovou o evento. “Cada ano está melhor. Essa é uma festa importante para a Igreja e para a comunidade”, afirmou.

A festa foi produzida pela Igreja Católica e pela Anpesca, com apoio da Administração da Ilha. Os organizadores comemoraram o resultado do evento.

“Era isso que esperávamos: alegria. Além da fé, moradores e turistas participaram da barqueata e ainda saborearam a melhor peixada do Nordeste. Tem comida para todo mundo. Estamos muito felizes”, afirmou o organizador Marlos Amarante.

A programação tem, ainda, shows de João Marlevou, Luiz e Davi, Nado Carvalho, Michel Brocador, Nego Noronha.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

:

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.