G1

Série de reportagens da TV Bahia denuncia esquema de tráfico de cobre por trás de furtos em Salvador


Mercado de furtos de cobre revela uma dura realidade social

A indústria de ferros-velhos, o tráfico de cobre e o que há por trás dos roubos e furtos de fios em Salvador são tema da nova série de reportagens "Vil Metal", que estreou nesta terça-feira (9), na TV Bahia. As matérias serão exibidas ao longo desta semana no BATV.

Assinada pelos jornalistas Alexandre Lyrio e Adriana Oliveira, a série terá quatro reportagens especiais. A produção apresentará as diferentes camadas da situação — dos pequenos delitos do dia a dia até o tráfico internacional do cobre.

No primeiro episódio, a série apresentou a rotina de pequenos furtos de fios na capital baiana e o impacto social desses delitos. Além disso, a reportagem destacou as circunstâncias do crime, normalmente cometido por dependentes químicos e pessoas em vulnerabilidade social.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Para o titular da delegacia de Furtos e Roubos de Salvador, Jean Fiuza, a população em situação de rua não deve ser culpabilizada. A série mostra que eles representam apenas uma parte do esquema ilegal de tráfico desse material.

De janeiro a julho de 2025, a rede elétrica municipal foi alvo de 570 ocorrências de furtos, o que representa um aumento de mais de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estima um prejuízo acima de R$ 1 milhão.

Série de reportagens da TV Bahia denuncia esquema de tráfico de cobre por trás de furtos em Salvador

Reprodução/TV Bahia

LEIA TAMBÉM:

Suspeito de estuprar menino de 10 anos é preso na Bahia; homem era amigo da família da vítima

Tenente-coronel da Polícia Militar investigado por encobrir ações de milícia na Bahia é solto

Homem é preso suspeito de agredir e manter companheira presa dentro de casa na Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

o

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.