G1

Shopping 25, no Brás, é interditado pela prefeitura após descumprir alvará de reconstrução


Shopping 25, no Brás, será interditado pela Prefeitura de São Paulo

O Shopping 25, no Brás, na região central de São Paulo, foi interditado na manhã desta sexta-feira (5) pela Prefeitura de São Paulo, após descumprir as regras do alvará de reconstrução emitido em fevereiro. O local foi destruído por um megaincêndio em outubro do ano passado.

Equipes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar foram até o local realizar a interdição do prédio.

Segundo a Subprefeitura da Mooca, fiscais encontraram irregularidades: a área construída é maior do que a permitida no alvará.

✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp

Shopping 25, no Brás, é interditado pela Prefeitura de São Paulo.

Reprodução

A obra já havia sido embargada e interditada fisicamente em janeiro, porque havia sido iniciada antes da emissão do alvará.

Mesmo com o embargo, os trabalhos continuaram, e desde então a prefeitura já aplicou quatro multas aos donos do shopping que somam mais de R$ 4,8 milhões.

A administração municipal também vai solicitar a abertura de inquérito policial por desobediência.

Megaincêndio

Incêndio atinge shopping na região do Brás

TV Globo

Em outubro do ano passado, um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25, destruindo cerca de 200 lojas. Parte do teto também desabou em uma área de 18 mil metros quadrados.

Na ocasião, três pessoas que estavam dentro do prédio foram socorridas após inalarem fumaça tóxica. Uma delas era uma funcionária de uma das lojas do shopping, que foi encontrada desacordada na calçada.

Imagens obtidas pelo g1 mostram que o fogo começou em um box que estava fechado, de onde uma fumaça branca começou a sair. No vídeo é possível ver lojistas tentando arrombar uma porta de aço para apagar o fogo, mas não conseguem.

Vídeo mostra tumulto no início do incêndio no Shopping 25, no Brás, segundo relatos dos lo

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do centro comercial ainda estava vencido desde agosto do mesmo ano.

Segundo capitão Maykon Cristo, responsável pela operação que tenta controlar as chamas, o AVCB tem que ser renovado periodicamente como forma de garantia de que a edificação está seguindo as regulamentações de segurança contra incêndio da corporação.

“[A documentação] não está em dia. O AVCB tá vencido em agosto desse ano. [Sem o AVCB] poderia estar funcionando apenas em fase de regularização. Não é o caso de se fechar imediato quando não se tem AVCB. [O prédio precisaria ter bombeiro civil] durante o horário de funcionamento”, declarou.

Na época, o Ministério Público também abriu inquérito para apurar as causas e os responsáveis pelo incêndio.

Incêndio no Shopping 25, na região do Brás

Reprodução/TV Globo

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.