Trio foi preso suspeito de anunciar mercadorias inexistentes em sites de vendas em Bertioga, SP
Polícia Civil
Dois homens e uma mulher foram presos suspeitos de estelionato e organização criminosa em Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, o trio anunciava mercadorias inexistentes em sites de venda e cobrava taxas e fretes das vítimas, que acreditavam na negociação, mas não recebiam os produtos.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande cumpriram um mandado de busca e apreensão na manhã da última quarta-feira (27), na Avenida Itapuã, no bairro Morada da Praia, em Bertioga. As investigações apontaram que o imóvel era usado para praticar os crimes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Durante a diligência, três suspeitos fugiram pelas ruas do condomínio, e a equipe iniciou uma perseguição. Dois deles, de 29 e 30 anos, foram presos e indiciados. O terceiro, de 26, conseguiu escapar, mas foi identificado e também indiciado por envolvimento no esquema.
Novas buscas e prisão
Embora o terceiro suspeito tenha conseguido escapar, ele já havia sido visto pelos policiais em uma diligência anterior, quando foi flagrado em um carro que saía do imóvel alvo do mandado. Ele também fugiu naquela ocasião.
O veículo foi apreendido e, dentro dele, os agentes encontraram um homem de 27 anos. A partir dessa abordagem, os policiais retornaram ao imóvel e deram início às buscas. Eles encontraram um computador ligado com programas e arquivos relacionados a golpes digitais em plataformas de venda.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), na sala da casa foram encontrados celulares e duas mulheres — uma considerada suspeita e outra, de 30 anos, que foi indiciada e presa por envolvimento no crime.
A abordagem ao veículo e os indícios levantados durante a fuga levaram os policiais a aprofundar as buscas, que resultaram na prisão da mulher.
Além do carro, os policiais apreenderam 14 celulares, um computador, um monitor e três notebooks, que serão periciados. O caso foi registrado como cumprimento de mandado de busca e apreensão, estelionato, organização criminosa e apreensão de veículo na DIG de Praia Grande, onde segue sob investigação.
Suspeitos soltos
Após conversar com os envolvidos, a equipe concluiu que o homem que estava no veículo e uma das mulheres encontradas na sala não apresentavam indícios de participação no esquema, o que poderá ser reavaliado posteriormente, após a análise dos equipamentos eletrônicos apreendidos.
'Hacker do bem' dá 5 dicas contra golpes na internet
Perfis em redes sociais 'roubados', invasões em contas bancárias e até Inteligência Artificial se passando por pessoas conhecidas. São diversos os métodos que criminosos utilizam para aplicar golpes em internautas. O g1, então, ouviu um dos profissionais que se autointitulam 'hackers do bem', que listou cinco dicas para aumentar a segurança do usuário (veja abaixo).
'Hacker do bem' dá 5 dicas para proteger seus dados na internet
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos