G1

Unicamp 2026: primeiro dia da segunda fase tem 7,9% de abstenção; capitais concentram faltas


Unicamp 2026: veja tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

A Unicamp registrou 7,9% de abstenção no primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2026, aplicado neste domingo (30). O índice ficou acima do registrado no ano anterior, que foi de 7,5%, e é considerado estável pela universidade. Dos 13.046 candidatos convocados, 12.018 compareceram e 1.028 faltaram.

As provas deste domingo incluíram redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza. As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas na sexta-feira (5).

A universidade oferece 2.530 vagas em 69 cursos de graduação para ingresso em 2026.

As menores abstenções foram registradas em Jundiaí (SP) e Limeira (SP), com 5,1% de ausentes cada. Em Campinas (SP), o índice ficou em 5,4%, abaixo da média geral. Em São Paulo (SP), a abstenção foi de 8,6%.

As capitais registraram o maior aumento, passando de 13,6% para 15,2%, com destaques para Curitiba (25%), Recife (22,9%) e Fortaleza (20%). Já o interior paulista reduziu a abstenção de 8,0% para 7,5%.

Prova da 1ª fase do vestibular Unicamp 2025 - PUC Campinas

Pedro Amatuzzi/g1

Temas abordados

O primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Unicamp foi realizado neste domingo (30), em 17 cidades de São Paulo e seis capitais, e reuniu questões sobre temas sociais, de saúde, de linguagem, de tecnologia e de meio ambiente.

➡️ As perguntas abordaram assuntos como:

ginecropolítica

variação linguística quilombola

inteligência artificial

Covid-19

rótulos de alimentos

sentidos do termo “corre”

contaminação de salmões por ansiolíticos no mar Báltico

Para a redação, a “machosfera” e o discuso de ódio contra as mulheres e a importância histórica da CLT foram as duas propostas de temas - o que confirmou uma tendência da Unicamp de capturar os grandes temas sociais polêmicos do ano, segundo um professor.

Dois dias de provas

A Unicamp realiza, neste domingo e segunda-feira (1º), a segunda fase do Vestibular 2026. Ao todo, 13.045 candidatos foram aprovados para essa etapa e concorrem a 2.530 vagas em 69 cursos de graduação.

Em ambos os dias, a prova começa às 9h, com duração máxima de cinco horas. O candidato pode consultar o local pela internet.

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. Elas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, que varia de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas; ciências humanas/artes).

Cada questão dissertativa vale quatro pontos, sendo que cada uma contém dois itens valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

📝 Primeiro dia

Prova comum a todos os candidatos:

prova de redação, que apresenta duas propostas de texto (os candidatos escolhem e desenvolvem apenas uma);

prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com 6 questões;

prova interdisciplinar, com 2 questões de língua inglesa e 2 de ciências da natureza.

📝 Segundo dia

Inclui uma parte comum e outra específica, de acordo com a área do curso escolhido.

Todos os candidatos fazem:

prova de matemática (com 6 questões para cursos da área de exatas/tecnológicas e 4 questões para os demais) e prova interdisciplinar de ciências humanas, com 2 questões.

Provas de conhecimentos específicos:

candidatos de ciências biológicas/saúde fazem: biologia (7 questões) e química (5 questões);

candidatos de ciências exatas/tecnológicas fazem: física (5 questões) e química (5 questões);

candidatos de ciências humanas/artes fazem: geografia (5 questões), história (5 questões), filosofia (1 questão) e sociologia (1 questão).

As provas de habilidades específicas para os cursos de artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, somente em Campinas (SP).

Próximas datas

A primeira chamada será divulgada dia 23 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026 pelo site da Comvest.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.