A vacinação contra o HPV é uma das estratégias para reduzir os casos de alguns tumores, como aqueles que afetam o colo do útero.
Getty Images via BBC
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para jovens de 15 a 19 anos em todo o Brasil, incluindo o Maranhão. É a primeira vez que essa faixa etária terá acesso à imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A pasta estima vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes e jovens que não receberam a dose no período recomendado, entre 9 e 14 anos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
🔎 O HPV pode causar lesões benignas, pré-cancerígenas e cânceres, como o de colo do útero, associado a 99,7% dos casos, além de tumores em outros órgãos genitais.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina, disponível gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção. O uso de preservativos também ajuda a reduzir o risco de contágio.
Na maioria dos casos, a infecção por HPV não apresenta sintomas. O vírus pode permanecer latente por meses ou até anos, sem sinais visíveis.
No Maranhão, a vacina já está disponível nas unidades de saúde.
HPV: Público-alvo da vacina:
Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
Jovens de 15 a 19 anos não vacinados (ação até dezembro/2025);
Pessoas de 15 a 45 anos imunocompetentes que sofreram violência sexual ou apresentam condições específicas de saúde.
HPV: esquema vacinal
Adolescentes imunocompetentes (9 a 14 anos): dose única, substituindo o esquema anterior de duas doses.
Pessoas com sistema imunológico comprometido — como pacientes com HIV/AIDS, em tratamento oncológico ou que passaram por transplante — devem receber três doses para garantir maior proteção.
A mesma recomendação se aplica a usuários de PrEP (método de prevenção ao HIV) entre 15 e 45 anos e a vítimas de violência sexual com 15 anos ou mais.
G1 em 1 Minuto: Casos de câncer entre jovens sobem 79% em 30 anos