Até o momento, Campo Grande alcançou 40,11% de cobertura vacinal no público-alvo. No entanto, os índices ainda estão abaixo da meta de 90%, recomendada pelo Ministério da Saúde. Além dessas ações, a vacinação segue normalmente nas 74 USFs da capital
Sesau
Campo Grande enfrenta um crescimento dos casos de síndromes respiratórias, especialmente relacionadas aos vírus da influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e também casos de Covid-19. O aumento dos atendimentos nas unidades de saúde reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal para reduzir complicações, internações e óbitos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as ações de vacinação, buscando facilitar o acesso da população.
Pontos de vacinação e cronograma
Ações desta semana:
21 de maio: EMEI Varanda do Campo (Rua José Pedrossian, s/n – Jardim Centro-Oeste)
23 de maio: Praça Ary Coelho, durante o evento da Luta Antimanicomial, com vacinação aberta para toda a população.
Cronograma nas escolas com apoio das Unidades de Saúde da Família (USFs)
22 de maio:
USF São Francisco – Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto
USF Cohab – Escola Estadual Teotônio Villela
23 de maio:
USF Nova Lima – Escola Estadual Hercules Maymone
USF Vila Nasser – EMEI Iracema
27 de maio:
USF Jardim Presidente – EMEI Professora Adriana Nogueira Borges
28 de maio:
USF Jardim Presidente – EMEI Olinda Toshimi Nishio Nasso
Além dessas ações, a vacinação segue normalmente nas 74 unidades de saúde da família (USFs) da capital. Três delas funcionam com horário estendido até às 23h, com vacinação realizada até 22h30 nas seguintes unidades:
USF Los Angeles
USF Noroeste
USF Universitário
Até o momento, Campo Grande alcançou 40,11% de cobertura vacinal no público-alvo. De acordo com balanço divulgado pela Sesau nesta quarta-feira (21), já foram aplicadas 220.991 doses desde o início da campanha, sendo 89.898 nos grupos prioritários.
Apesar do avanço, os índices ainda estão abaixo da meta de 90%, recomendada pelo Ministério da Saúde. Segundo os dados, 19.621 doses foram aplicadas em crianças de seis meses a menores de seis anos, e 69.486 em idosos com 60 anos ou mais, dois dos grupos mais suscetíveis às complicações da Influenza. No entanto, o número de gestantes vacinadas preocupa, com apenas 791 doses aplicadas até o momento.
O reforço na imunização acontece em meio ao aumento dos casos registrados na última semana. Dados da Vigilância em Saúde apontam crescimento expressivo nas notificações, principalmente de Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Covid-19, que seguem em circulação.
O imunizante está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacinação é essencial para prevenir complicações causadas pelo vírus Influenza e reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: