G1

Varginha tem 500 pessoas na lista de espera por cirurgia de catarata; tempo médio é de quatro meses


Varginha tem 500 pessoas na lista de espera por cirurgia de catarata

Em Varginha (MG), aproximadamente 500 pessoas aguardam na fila para realizar cirurgia de catarata, procedimento considerado o único tratamento efetivo para a doença. O tempo médio de espera no município é de quatro meses, segundo a Secretaria de Saúde, e pacientes cobram maior agilidade nos atendimentos.

📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram

A dona de casa Judith de Fátima Silva Bertoldo, 63 anos, sente na prática os efeitos da demora. Ela gosta de rezar o terço assistindo a programas religiosos, mas há pouco mais de três anos, a visão começou a se comprometer.

"No começo está bem, depois vai embaçando, as imagens, tudo cinza. Aí eu tenho que ficar mais perto da televisão para conseguir ver melhor. Incomoda, porque gente está sentada, tem que levantar, ficar em pé para assistir", relatou Judith.

Varginha tem 500 pessoas na lista de espera por cirurgia de catarata; tempo médio é de quatro meses

Reprodução EPTV

As cirurgias em Varginha são realizadas pela Secretaria de Saúde em clínicas especializadas e também no Hospital Bom Pastor. A prefeitura informou que obras de adequação na estrutura do hospital contribuíram para a lentidão na fila.

"Nós tivemos um período de suspensão para essa readequação e já retomamos as cirurgias. Estão sendo realizadas em torno de 100 a 120 cirurgias por mês. Priorizamos pacientes com apenas um olho e aqueles com diabetes avançado que necessitam de intervenção urgente", explicou o secretário de Saúde, Adrian Nogueira.

O filho de Judith, Juliano Silva Bertoldo, conta que tem acompanhado os trâmites administrativos desde o último exame da mãe, realizado em maio, mas ainda não há previsão para a cirurgia.

"Eu trabalho 12 por 36, saio e vou direto, nem em casa eu venho. Às vezes tomo um cafezinho e vou para a Secretaria de Saúde. Mas não adianta nada eu ficar correndo atrás, e me dá uma tristeza grande ver ela sofrendo", disse Juliano.

A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, fica opaco, causando visão embaçada. O oftalmologista Alex Reis Ferreira reforça que a única solução definitiva é a cirurgia, que substitui o cristalino comprometido por um novo, restaurando a visão.

"Mesmo com óculos ou medicamentos, não há tratamento efetivo. A cirurgia é o procedimento recomendado", afirmou o médico.

Geralmente, a doença atinge idosos, e o mesmo paciente pode precisar entrar na fila duas vezes, já que a operação é feita em um olho por vez. Para Judith, a espera tem sido longa e frustrante.

Varginha tem 500 pessoas na lista de espera por cirurgia de catarata; tempo médio é de quatro meses

Reprodução EPTV

"Levamos a documentação ao secretário de saúde, pegamos a senha e ficamos horas esperando. Quando chegou a nossa vez, disseram que iam começar a chamar a turma de janeiro. Já estamos em agosto, quase dez meses depois", reclamou a paciente.

A Secretaria de Saúde de Varginha informou que, neste momento, estão sendo chamadas as pessoas que realizaram os exames em abril.

Em Poços de Caldas, segundo a prefeitura, não há demanda represada: as cirurgias são realizadas cerca de 30 dias após o pedido. Em Pouso Alegre, a Secretaria de Saúde também informou que não há fila para o procedimento e que 96 pacientes estão em acompanhamento pré-operatório.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.