Guarda municipal é afastado após atirar em morador durante discussão em Itu
Um guarda municipal de Itu (SP) foi afastado após atirar contra um homem durante uma discussão sobre briga de trânsito, na Rua Santa Cruz, na quarta-feira (3). Em nota, a prefeitura afirma que ele estava à paisana e a arma foi recolhida.
O momento da discussão foi registrado pelo celular da vítima. Nas imagens, é possível ver que o morador ofende o guarda municipal por diversas vezes, inclusive pedindo para que o profissional sacasse a arma, mesmo com a recusa do homem.
"Saca a arma, rapaz! [...] Você não é homem, você não é um provedor. Você deve ameaçar a sua esposa em casa e nem deve tratar bem a sua família. Você é um b..., rapaz", diz o morador.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Após a discussão, o morador se vira e, ao se distanciar, é atingido por um tiro na perna e cai. Assista acima.
Após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Santa Casa do município, o homem recebeu alta e, em um novo vídeo, disse que, durante o registro do boletim de ocorrência, o guarda esteve na delegacia e confessou ser o autor dos disparos.
"Quando comecei a fazer o boletim, ele entrou na delegacia dizendo que era o responsável por ter atirado e que era para tomarem meu celular, que havia coisa lá. É proibido, eu sou vítima, não sou bandido, não fiz nada", diz.
"Mesmo que eu tivesse fechado, mesmo que eu tivesse agredido, o que dá direito dele sacar uma arma e atirar numa um ser humano? Mesmo que eu fosse um bandido, tá? Faz de conta que eu sou um bandido. É assim que faz a lei, então?", alega.
Em nota, a Prefeitura de Itu informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) afastou o funcionário envolvido e abriu uma apuração para investigar o ocorrido. Ele ficará afastado por tempo indeterminado.
Ainda conforme a nota, a arma utilizada foi recolhida e o homem passará por uma avaliação psicológica. A vítima está em casa.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou, também em nota, que a arma foi apreendida para perícia e o caso é investigado pela Polícia Civil.
A TV TEM procurou o GCM para comentar o caso, mas ele não quis se pronunciar.
Guarda municipal é afastado após atirar em morador durante discussão em Itu
GCM foi afastado após atirar durante briga de trânsito
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM