G1

VÍDEO: PM explode artefato encontrado com homem que ameaçou Ministério do Desenvolvimento com bomba artesanal


Homem estava com mulher e duas crianças e foi detido após 2 horas de negociações. Ele foi levado para a delegacia; a mulher, que está grávida, e as crianças passam bem. PMDF explode artefato encontrado com homem no Ministério do Desenvolvimento Social

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) explodiu, no começo da noite desta quinta-feira (22), um artefato encontrado com um homem que ameaçou detonar uma bomba artesanal em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília(veja vídeo acima).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Nas imagens é possível ver uma forte explosão perto da entrada do ministério. O barulho foi alto e uma fumaça branca se espalhou pelo local.

O homem que carregava os explosivos estava com uma mulher e duas crianças. Foram duas horas de negociações, durante a tarde, para que os militares conseguissem afastar a mulher e as crianças, e prender o homem.

As duas meninas, com idades entre 2 e 4 anos, passam bem e foram encaminhadas para o serviço de assistência social. A mulher, que está grávida, foi internada em um hospital público, mas sem ferimentos.

Ainda não se sabe a motivação do homem para o ato. Segundo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que negociou com ele, "a homem presentava fala desconexa e não tinha demandas claras". (saiba mais abaixo).

PM pediu que pessoas se afastassem para detonar explosivo

PMDF detona artefato suspeito em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Um segundo vídeo mostra que um policial militar avisou as pessoas que ainda estavam no prédio sobre a explosão do artefato, e pediu que elas se afastassem das janelas. Após dois alertas, ele fez uma contagem regressiva e houve a detonação (veja vídeo acima).

De acordo com a Polícia Militar, dois artefatos foram encontrados com o homem: a bomba artesanal explodida e cerca de 20 "bombinhas", que estavam dentro de uma mochila.

Os militares acreditam que elas tenham sido usadas em uma explosão que assustou os funcionários que trabalhavam no prédio, por volta das 16h (saiba mais abaixo). O local, onde onde também funcionam os ministérios dos Direitos Humanos e dos Esportes, passou por uma varredura.

Funcionários ouviram barulho da primeira explosão

Homem ameaça explodir artefato em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Logo que chegou ao prédio, o homem explodiu um artefato menor no gramado. O estagiário do ministério Mateus Melo da Rocha disse ao g1 que ouviu o barulho do oitavo andar, onde trabalha.

O auxiliar de escritório Kaleb Estanislau conta que também ouviu o barulho do primeiro artefato.

"Estávamos dentro da sala trabalhando e escutamos o barulho da bomba. O pessoal começou a correr para ver o que era", diz Kaleb Estanislau.

Explosão ocorreu durante desativação de artefato explosivo pela PMDF.

PMDF/Divugalção

O que diz o Ministério do Desenvolvimento Social

"O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informa que a ameaça de bomba registrada em frente à sua sede foi controlada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a apreensão do suspeito de portar o explosivo. Porém, as equipes ainda estão no local para investigar o possível artefato.

As motivações do indivíduo ainda não foram esclarecidas e o caso segue sob investigação. O MDS reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários."

O que diz a PMDF

Polícia encontrou dois artefatos com o homem: uma bomba artesanal e cerca de 20 "bombinhas" em uma mochila.

PMDF/Reprodução

"A PMDF foi acionada para averiguar uma informação de que no Ministério do Desenvolvimento Social, haveria um homem que teria acionado um aparente artefato explosivo. No local, ele estava com a família e, por portar um objeto estranho, foram acionadas a Operação Petardo e Operação Gerente.

O BOPE iniciou as negociações, o indivíduo apresentava fala desconexa e não tinha demandas claras. Verificou-se a utilização de uma técnica tática de contenção do homem por imobilização, não sendo utilizado nenhum tipo de armamento. As crianças e a esposa foram retiradas para atendimento médico. O homem também recebeu tratamento.

Os objetos foram desmantelados por meio de tiro disruptivo. Posteriormente, na mochila que o homem portava foram encontrados mais de 20 objetos verificou-se que se tratavam de bombinhas comerciais de festa junina. O homem foi conduzido à Delegacia do Complexo da Polícia Civil."

LEIA TAMBÉM:

IMAGENS: veja como ficou apartamento que pegou fogo em Brasília; vela pode ter causado incêndio

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: casos de lesão corporal crescem 24% em um ano no DF

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.