Presidente da Flor Matizada quebra troféus durante apuração do Festival de Cirandas no AM
A apuração do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, realizada na tarde desta segunda-feira (1º) no Parque do Ingá, terminou em confusão. O presidente da ciranda Flor Matizada e secretário municipal de Turismo da cidade, Alexandre Queiroz, quebrou o troféu que sua própria agremiação receberia como vice-campeã, além da escultura que seria entregue à Ciranda Tradicional, anunciada como campeã. Assista ao vídeo acima.
A equipe da Rede Amazônica acompanhou a apuração, que esteve acirrada até as últimas notas. Na leitura final, a última jurada atribuiu sequência de 9,5 à Flor Matizada, eliminando as chances da agremiação conquistar o título. A decisão gerou protestos e acusações de “roubo” por parte dos representantes da Flor Matizada, revoltados com o resultado.
O tumulto incluiu xingamentos e bate-boca. Alexandre Queiroz, no auge da confusão, dirigiu-se à mesa dos troféus: jogou o troféu da própria Flor Matizada no chão, quebrou o troféu da Tradicional e chegou a pisoteá-lo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Agentes de segurança precisaram retirar torcedores da Flor Matizada do Parque do Ingá, garantindo a saída dos dirigentes da Tradicional, que seguiram para comemorar com sua torcida.
Durante o trajeto até o galpão da campeã, foi formado um cordão policial, já que o percurso passava em frente ao espaço da Flor Matizada. Houve novas tentativas de confronto, mas a polícia conseguiu conter os ânimos e evitar agressões físicas.
O g1 procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Manacapuru, que informou estar apurando o ocorrido e deve se manifestar sobre o episódio. A reportagem também tentou contato com a Flor Matizada, mas, até a última atualização, não obteve retorno.
A apuração
Com 279,7 pontos, a Ciranda Tradicional conquistou o 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, alcançando o décimo título desde sua fundação. A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º/09), no Parque do Ingá, o Cirandódromo.
Em segundo lugar ficou a Ciranda Flor Matizada, com 279,5 pontos. Em 2025, a agremiação apresentou o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”.
A Ciranda Guerreiros Mura ficou em terceiro lugar, com 279,2 pontos, apresentando o tema “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”.
*Com informações de Patricia Assis, da Rede Amazônica
Presidente da Flor Matizada quebra troféus durante apuração do Festival de Cirandas de Manacapuru.
Reprodução/Redes Sociais