G1

VÍDEO: Tempestade de poeira e ventos até 82 km/h atingem Presidente Prudente


Tempestade de areia atinge Presidente Prudente

Um forte vendaval e uma tempestade de poeira atingiram Presidente Prudente (SP) na manhã desta segunda-feira (22). As rajadas de vento na cidade variaram entre 60 km/h e 82 km/h. A cidade e região registraram estragos.

Segundo a Defesa Civil, Presidente Prudente registrou a maior rajada de vento do dia (82,8 km/h) nesta segunda-feira (22), seguida por Rancharia, que ocupou o quarto lugar, com ventos de 66,24 km/h.

Esta reportagem está em atualização.

Árvore cai sobre fios de poste de energia elétrica em Presidente Prudente

Defesa Civil/Divulgação

Ao g1, a Defesa Civil do município informou que há registros de quedas de árvore em vários pontos, "A maioria das quedas de árvores ocorreu sobre fiação, deixando vários bairros sem energia", disse.

O fenômeno ocorre após previsão de avanço de frente fria, trazendo instabilidade generalizada na região. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de granizo, segundo a Defesa Civil.

Na Avenida da Saudade, uma árvore caiu sobre um veículo. O Centro de Eventos IBC também sofreu danos.

Árvore cai sobre carro na Avenida da Saudade em Presidente Prudente

Enzo Mingroni/g1

Balanço de ocorrências

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, entre 8h e 11h desta segunda-feira (22), diversas cidades do Oeste Paulista registraram ocorrências devido à chuva e ao vento. Segundo os registros, os principais problemas foram quedas de árvores e rompimento de cabos de energia (fios energizados).

Em Presidente Prudente, foram contabilizadas 13 quedas de árvores e 4 fios energizados. Pirapozinho teve 1 queda de árvore e 3 fios energizados, enquanto Emilianópolis registrou 1 fio energizado. Regente Feijó registrou 1 queda de árvore e 1 fio energizado.

Em Rancharia, houve 1 queda de árvore; Presidente Venceslau contabilizou 2 quedas de árvores e 1 fio energizado. Presidente Epitácio registrou 1 queda de árvore, e Teodoro Sampaio teve 3 quedas de árvores e 2 fios energizados.

Outras cidades afetadas incluem Dracena e Monte Castelo, com 1 queda de árvore cada, e Panorama, com 1 fio energizado.

Tempestade de areia chega em Presidente Prudente

Stephanie Fonseca/g1

LEIA TAMBÉM

Chegada de frente fria causa ventos fortes e queda de árvores em Bauru

Com avanço de frente fria, interior de SP pode ter tempestades e temperaturas de até 12 °C

Interrupções de energia

A Energisa Sul-Sudeste informou que os fortes ventos que atingiram Presidente Prudente e várias cidades da região, na manhã desta segunda-feira (22), causaram ocorrências no sistema elétrico, como queda de árvores e lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, causando a interrupção no fornecimento da energia em alguns pontos.

Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, neste momento as equipes da concessionária estão trabalhando simultaneamente em ocorrências em diferentes pontos da região, com o compromisso de normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível.

A distribuidora, monitorando a frente fria desde a semana passada e enviando alertas, ativou seu plano de contingência, reforçou equipes em campo e o atendimento para agir rapidamente diante dos problemas causados pelo temporal.

A Energisa reforça as orientações à população para que, caso encontre um cabo partido, mantenha a distância e não se aproxime em hipótese alguma.

Parte de uma árvore caiu em rua do Jardim Everest

Ana Cláudia Palácio/TV Tem

Outras regiões

Os estragos provocados por ventos fortes e chuva começaram a ser registrados neste domingo (21). Em Rancharia, uma forte chuva com ventos que chegaram a 60 km/h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), resultou no destelhamento da Igreja Matriz, assim como alguns prédios comerciais. Não há informações sobre feridos e nem desabrigados.

Dois veículos foram atingidos por eucaliptos em estrada vicinal de Dracena

Jorge Zanoni/Reprodução

Dracena também registrou estragos provocados pela chuva no domingo. Segundo a prefeitura, a precipitação foi de curta duração, mas acompanhada de ventos fortes, que provocaram quedas de árvores e galhos.

O ponto mais crítico foi na estrada vicinal Mário Covas, onde árvores, do tipo eucaliptos, caíram sobre dois carros. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover os exemplares. As vítimas foram levadas ao Pronto Atendimento Municipal, mas não sofreram lesões graves.

A Defesa Civil também informou que em Marabá Paulista, uma pessoa ficou ferida em decorrência do destelhamento de residências provocado por ventos intensos. Já em Sagres teve quedas de árvores que atingiram a rede elétrica e residências.

Riscos e cuidados

Diante do cenário previsto, a Defesa Civil está mobilizada para garantir resposta rápida a possíveis ocorrências, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em rodovias. A Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que normalmente ocorre entre dezembro e março, poderá ser acionada de forma extraordinária caso os riscos aumentem.

O órgão reforça que a sequência de eventos — calor extremo e risco de incêndios no domingo, tempestades e ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça — pode gerar transtornos.

Entre as orientações à população estão: recolher ou reforçar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, ter atenção para risco de destelhamentos e quedas de árvores.

Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.