G1

Visita do secretário de Guerra americano ao Caribe aumenta tensões entre EUA e Venezuela


Aumentam as tensões entre Estados Unidos e Venezuela

Uma visita do secretário de Guerra americano ao Caribe aumentou nesta segunda-feira (8) as tensões entre Estados Unidos e Venezuela.

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, que até sexta-feira (5) era conhecido como secretário de Defesa, discursou para militares a bordo do navio anfíbio USS Iwo Jima.

“O que vocês estão fazendo agora não é treinamento. Este é um exercício real em nome dos interesses nacionais dos Estados Unidos para acabar com o envenenamento do povo americano”, disse Pete Hegseth.

O governo americano não divulgou a localização exata do navio.

Mais cedo, Hegseth e o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine, desembarcaram em Porto Rico, um território americano no Caribe com um número crescente de militares em treinamento. A governadora de Porto Rico, Jenniffer González, divulgou fotos da visita em uma rede social e escreveu:

“Obrigada, Donald Trump, por reconhecer a importância estratégica de Porto Rico para a segurança dos Estados Unidos e a luta contra os cartéis de drogas e o narcoditador Nicolás Maduro”.

As Forças Armadas americanas reuniram ao menos oito navios de guerra na região e estão enviando mais dez caças F-35 para Porto Rico. Uma concentração bastante incomum de poder de combate em um local onde os Estados Unidos raramente enviam tropas.

A tensão na região começou há três semanas, quando Donald Trump enviou os primeiros navios para o sul do Caribe com a justificativa de combater ameaças de cartéis de drogas. Na semana passada, militares americanos explodiram um barco e mataram 11 pessoas. Segundo o governo americano, eram narcotraficantes venezuelanos. Dias depois, caças venezuelanos sobrevoaram um dos navios americanos.

Nesta segunda-feira (8), a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que espera que o governo americano se comporte com seriedade e moderação, de acordo com o direito internacional. E o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, disse que o país está permanentemente alerta.

Visita do secretário de Guerra americano ao Caribe aumenta tensões entre EUA e Venezuela

Reprodução/TV Globo

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.