Pároco lamenta morte de fiel em acidente de ônibus na BR-040, em Juiz de Fora
Uma das vítimas que morreu no acidente que deixou 4 mortos e 39 feridos na BR-040, em Juiz de Fora, tinha 47 anos, trabalhava em lanchonete, era cantora de igreja e estava a caminho de uma missa.
A tragédia aconteceu na tarde da sexta-feira (5), quando um ônibus do transporte público da cidade foi atingido na traseira por um coletivo interestadual da Viação Cometa, que saiu de Belo Horizonte com destino ao Rio de Janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Uma câmera de monitoramento registrou a batida, que ocorreu logo após o veículo juiz-forano parar em um ponto de embarque e desembarque de passageiros no km 779 da rodovia, próximo a uma concessionária de caminhões, a caminho da comunidade de Toledos. Assista abaixo.
Veja momento do acidente entre dois ônibus na BR-040, em Juiz de Fora
Mulher ia para missa e adolescente voltava da escola
De acordo com postagem feita pela Paróquia Nossa Senhora das Estradas, Miria Aparecida Nunes saiu do trabalho e estava a caminho de uma missa, que seria realizada às 15h em Toledos, a aproximadamente 40km do Centro de Juiz de Fora e 25 km do local do acidente.
“A Miria vinha do trabalho para cantar o salmo na missa das 15 horas, a Missa do Sagrado Coração de Jesus. Mas, antes de chegar, o Senhor a chamou para cantar no coro dos anjos”, diz a postagem.
Outra vítima, uma adolescente de 16 anos, também tinha relação com a Igreja Católica, atuando como coroinha.
“A Nicole voltava da escola, cheia de vida e preparando-se para servir na festa de Nossa Senhora do Desterro, em Toledos. Serviu sempre o santo altar com zelo e carinho. Agora, cuida do altar do céu, entre os anjos. Foi um anjo em nosso meio e deixou cada um de nós melhores”, citou a postagem.
Vítimas de acidente na BR-040, em Juiz de Fora
Reprodução/Redes Sociais
A previsão é de que Miriã Aparecida Nunes seja enterrada no fim da manhã deste sábado, no Distrito de Valadares. Já a adolescente Nicoli Augusta deverá ser sepultada no cemitério da comunidade de Toledos no fim da tarde.
Emocionado, o padre Geraldo Dondici lamentou a fatalidade e anunciou o cancelamento da Festa de Nossa Senhora do Desterro, que começaria neste sábado, no Distrito de Toledos. Assista acima.
“Estamos muito tristes e consternados. Iríamos começar hoje as celebrações da padroeira daqui, mas não vamos fazer, respeitando o luto das famílias. Estamos unidos em oração desejando às famílias a consolação de Deus para aqueles que perderam entes queridos. Para aqueles que estão nos hospitais, rezamos pela plena recuperação. Que Deus abençoe os médicos que estão cuidando deles”.
Mãe e filha entre as vítimas
Ônibus do transporte público de Juiz de Fora tombou após ser atingido na BR-040
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Outras duas pessoas que estavam no ônibus do transporte público de Juiz de Fora morreram. Elas são mãe e filha, têm 21 e 2 anos, e eram moradoras de Toledos.
A reportagem ainda não conseguiu o nome delas e nem confirmação do local e horário de sepultamento dos corpos.
Atualização no número total de vítimas
Acidente na BR-040 deixou quatro pessoas mortas em ônibus do transporte coletivo de Juiz de Fora
Gabriel Landim/TV Integração
Conforme atualização do Corpo de Bombeiros feita neste sábado, subiu para 39 o número total de socorridos no acidente. Até então, a corporação falava em 35 resgatados.
Ainda conforme a corporação, foram 7 as vítimas no ônibus interestadual da Viação Cometa e 32 no coletivo de Juiz de Fora. Todas as pessoas que morreram estavam no ônibus do transporte público municipal.
Com o impacto da batida, algumas das vítimas foram lançadas para fora do veículo.
Local onde aconteceu o acidente na BR-040, em Juiz de Fora
Google Maps
Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), UPA Norte, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e Santa Casa de Misericórdia.
Nesta manhã, a Prefeitura passou informação sobre o estado de saúde de algumas das vítimas. Confira abaixo:
HPS
5 mulheres receberam alta médica. Os demais seguem estáveis e sob cuidados médicos
Maternidade
Criança de 4 anos: internado na UTI pediátrica; passou por cirurgia;
Criança de 3 anos: internada em enfermaria pediátrica
Mulher de 20 anos: internada em observação
Homem de 41 anos: internado em observação
Santa Casa
Criança de 2 anos: internada na enfermaria
Motorista ficou em estado de choque
O ônibus da Viação Cometa saiu da capital mineira às 9h20 e passava pelo Distrito Industrial de Juiz de Fora por volta das 14h30, em direção ao Rio de Janeiro.
O motorista ficou em estado de choque após o acidente, conforme relatos de autoridades policiais ouvidas pela TV Integração.
Em nota, a empresa lamentou o ocorrido, afirmou estar prestando suporte às vítimas e se colocou à disposição para esclarecimentos. A reportagem fez novo contato neste sábado para obter mais informações, inclusive o estado de saúde dos passageiros, mas a resposta é de que não haverá novo posicionamento.
LEIA TAMBÉM
Acidente com ônibus deixa 4 mortos e 31 feridos na BR-040, em Juiz de Fora
Ônibus foi atingido após parar para passageiro em acidente que deixou 4 mortos e 31 feridos na BR-040: ‘pancada muito forte’, diz vítima
Veja momento do acidente entre ônibus que deixou 4 mortos e 31 feridos na BR-040, em Juiz de Fora
Já o Consórcio Via JF, responsável pelo transporte público de Juiz de Fora, informou que o ônibus estava parado no ponto realizando o embarque e desembarque de passageiros, quando foi atingido. "O Consórcio está em contato direto com as autoridades competentes e presta toda a colaboração necessária para o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido".
Durante a noite, o ônibus foi retirado do local do acidente. Um vídeo mostra ele sendo transportado totalmente danificado na parte traseira. Veja abaixo.
Ônibus envolvido em acidente na BR-040, em Juiz de Fora, é retirado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a investigação incluirá a realização de um laudo pericial do acidente, além de um laudo pericial criminal, que será feito paralelamente na Polícia Civil. “Ambos os documentos serão peças protagonistas para a instrução do inquérito policial”, disse.
Segundo a Polícia Civil, peritos fizeram os primeiros levantamentos no local, e os corpos foram encaminhados ao Posto Médico Legal (PML) para exames. As circunstâncias e causas da tragédia devem ser concluídas em 30 dias. A depender da complexidade, o prazo pode ser prorrogado.
Infográfico - Acidente na BR-040, em Juiz de Fora
Arte/g1
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes