Consumido por humanos há mais de 9.400 anos, o cacau dá origem ao chocolate, um dos alimentos mais apreciados do mundo e que se tornou um símbolo da Páscoa. Chocolate
Kier in Sight Archives na Unsplash
O chocolate é um dos alimentos mais consumidos do mundo e um símbolo da Páscoa. E a fruta que dá origem a esse ingrediente tão apreciado guarda algumas curiosidades.
O cacau é consumido por humanos há mais de 9.400 anos e sempre teve grande importância cultural e econômica. O Brasil, sexto maior produtor do mundo, também tem forte ligação com a fruta, que é considerada pelos yanomamis como um “alimento dos deuses”.
Além disso, o cacau possui probióticos e propriedades afrodisíacas.
Páscoa mais cara: Preço do cacau disparou 190% em 2 anos; entenda
Saiba a diferença entre os tipos e como é a produção de cacau no Brasil
De onde vem o que eu como: chocolate
O g1 listou cinco curiosidades sobre o cacau. Veja abaixo:
1- Ele é afrodisíaco
O chocolate, por causa do cacau, estimula a produção de óxido nítrico, com função vasodilatadora, facilitando o fluxo de nutrientes para zonas erógenas, como os órgãos sexuais.
O cacau é rico em substâncias como metilxantina, ácidos graxos e aminas biogênicas. Elas têm função psicoativa e neurológica, modulando neurotransmissores que promovem equilíbrio, tranquilidade e saciedade.
Conheça as lendas milenares por trás do cacau
Veja como é a produção do cacau na Amazônia
2 - Sua semente ‘sangra’ para virar chocolate
O produto do cacau que dá origem ao chocolate se chama nibs. Ele é extraído na fase de fermentação da fruta, quando sua semente “sangra”, liberando um líquido violeta.
Nesse processo, um líquido violeta sai da semente e ela morre, se transformando em amêndoa. Depois de seca em uma estufa, ela será descascada para extrair o nibs, que é derretido para virar chocolate.
3- É visto como um ‘presente divino’
Entre as civilizações andinas, como os olmecas, os toltecas e os maias, o cacau era exclusividade das classes mais altas. Havia a crença na importância espiritual do fruto e, por isso, ele só era consumido por reis, sacerdotes e líderes militares.
No Brasil, os yanomamis têm uma forte relação com o cacau por acreditarem que ele é um presente divino. Já os iecuanas fazem um chá da casca do cacau para fortalecer uma pessoa debilitada ou sem energia; no entanto, não há estudos que comprovem essa função.
QUIZ: Teste seus conhecimentos sobre o cacau
Cacau era considerado alimento dos deuses por diversos povos
4- Ele é probiótico
O cacau é um probiótico, ou seja, tem muitas bactérias boas para a saúde. São pelo menos 150 microrganismos que participam de sua fermentação e continuam vivos mesmo após a produção do chocolate.
No nosso corpo, as bactérias ajudam no metabolismo e na formação de substâncias e enzimas que atuam na prevenção de doenças. O chocolate também contribui para melhorar o humor e reduzir a ansiedade, além de prevenir o envelhecimento.
Boa parte desses benefícios está concentrada nos chocolates mais intensos, que possuem maior quantidade de cacau.
Chocolate
Unsplash/ Tetiana Bykovets
5- Chocolate amargo? Não é bem assim
Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que o termo "amargo" é inadequado, pois o amargor é considerado um defeito. O correto é dizer que ele é intenso, quando há maior porcentagem de cacau do que os outros ingredientes.
Os chocolates que normalmente são chamados de “amargos” precisam ter, no mínimo, 50% de cacau em sua composição. Eles são considerados mais saudáveis na comparação com os tipos ao leite e branco, que possuem mais açúcar e gorduras.
Se preferir o chocolate com maior quantidade da fruta, o consumidor aproveita melhor as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do cacau, que é rico em vitaminas do complexo B e minerais, como o magnésio e potássio.
Páscoa com menos ovos, chocolate mais caro e produtos com menos cacau