G1

Amigas que se conheceram na escola viajam para o ES para encontro e celebram mais de 45 anos de amizade


Amizade começou aos 6 anos de idade em uma escola do Rio de Janeiro. Grupo planeja se reunir todos os anos em cidades diferentes. Amigas que se conheceram na escola viajam para o Espírito Santo, em Santa Teresa, para reencontro

Arquivo Pessoal

Uma amizade duradoura e que atravessa décadas é um privilégio que poucos conhecem. Mas um grupo de 10 amigas que se conheceram na escola vive essa realidade há mais de 45 anos. Elas começaram a história de amizade no Rio de Janeiro, mas escolheram Santa Teresa, no Espírito Santo, para celebrar esse encontro, neste fim de semana.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

A professora Fernanda Brandão, de 50 anos, contou que a amizade começou ainda nos anos 80, na escola Olavo Bilac, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ela tinha 6 anos quando conheceu as amigas e todas estudaram juntas por cerca de 15 anos.

Amizade começou na escola Olavo Bilac, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro

Fernanda Brandão/ Arquivo Pessoal

A escola não existe mais, mas graças à internet, o grupo consegue manter vivo os laços criados na infância.

“Eu me mudei para o Espírito Santo há 22 anos, mas mantive contato com algumas das amigas dessa época. A gente se via em grupos menores, mas com a modernidade, conseguimos reunir todo mundo nas redes sociais”, disse Fernanda.

IParte do grupo se reencontrou em um restaurante em setembro

Fernanda Brandão/ Arquivo Pessoal

LEIA TAMBÉM:

Brincos e anéis com metais tóxicos são apreendidos em Vitória; entenda os riscos

Mulher é agredida e perde dente após reagir a assalto em Cariacica

VÍDEO: mulher dá à luz em calçada de Vila Velha, no ES

O grupo, formado por 17 mulheres, passou a conversar pela internet e em setembro de 2024 fez um primeiro encontro, em um jantar, no Rio de Janeiro.

“Ano passado conseguimos fazer um encontro em setembro. Agora, marcamos essa viagem para Santa Teresa. Vai ser um fim de semana para matar a saudade e colocar o papo em dia. Eu pedi para elas levarem fotos para a gente relembrar os momentos”, contou.

A vendedora Vanessa Ponce Brazão também faz parte do grupo e lembra com carinho dos momentos vividos com as amigas.

“Estudamos juntas, morávamos perto e fizemos um monte de histórias juntas. A gente se encontra e toda vez não dá conta de relembrar.

Ligação forte entre amigas

Ao longo dos anos, a amizade foi crescendo e as amigas se tornaram parte da família. Algumas se mudaram de estado, outras formaram família e muitas conseguiam se encontrar eventualmente, sem perder o contato.

Parte do grupo na infância, durante Desfile de 7 de Setembro

Vanessa Ponce Brazão/ Arquivo Pessoal

Mesmo com cada uma vivendo em um estado — como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo, o grupo mantém contato frequente, compartilha lembranças e, em alguns casos, até receitas de família.

“Outro dia fiz um chá preto com leite que aprendi com a mãe de uma delas, em uma viagem aqui para o Espírito Santo”, recordou Fernanda.

Para Vanessa, manter uma amizade construída na infância é um privilégio. “Eu vou te falar que ao longo da nossa vida, várias outras pessoas passaram para a minha vida, de trabalho, de ser vizinho, mas a amizade com essas amigas da época da escola é como se fosse uma raiz em nós. Eu sei que é uma amizade que eu não estou falando todo dia, mas eu sei que são pessoas que eu posso contar prontamente sempre. É uma ligação que ficou tão forte como uma irmandade”, concluiu.

Amigas se encontram em Santa Teresa região Serrana do Espírito Santo

Arquivo Pessoal

Planos para o futuro

Além da reunião deste final de semana, o grupo já tem planos para um próximo encontro. “A expectativa é reunir ainda mais amigas no ano que vem. A gente combinou de todos os anos fazer uma viagem para o estado de alguma das amigas”, adiantou Fernanda.

Mais do que rever velhas amizades, esses encontros reforçam a importância de cultivar vínculos ao longo da vida.

“Cada vez que a gente se reúne, descobre como superamos momentos difíceis e seguimos em frente. Temos muita história para contar e ainda mais para viver”, finalizou Fernanda.

Amigas do ES comemoram Bodas de Prata de amizade com festa

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.