G1

Apenas 4 cursos de ensino superior conquistam nota máxima em avaliação do MEC no Vale e região; veja lista


Ao todo, 148 cursos da região foram avaliados e somente quatro obtiveram nota máxima. Nove cursos receberam as notas mais baixas da região e foram considerados insatisfatórios pelo MEC. ITA - sede de São José dos Campos.

Foto: Carlos Santos/G1

Apenas 4 cursos de ensino superior do Vale do Paraíba e região foram avaliados com a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país.

Os quatro cursos que obtiveram nota máxima são de faculdades de São José dos Campos, sendo três ministrados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e um da Universidade Federal de São Paulo - veja a lista completa abaixo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação. A análise leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade, além de critérios como formação dos professores e infraestrutura.

A cada ano, um grupo diferente de cursos é avaliado. As notas divulgadas nesta sexta-feira (11) são referentes ao ano de 2023, quando os cursos das áreas da saúde, engenharia, arquitetura e agronomia, além dos tecnólogos, foram analisados.

A nota final varia de 1 a 5, sendo a nota 1 a mais baixa e 5 a nota máxima. Para o MEC, os cursos que recebem nota 1 e 2 são considerados insatisfatórios, enquanto os que recebem 3 são tidos como regulares. Já os cursos que obtêm nota 4 e 5 são classificados como satisfatórios.

No Vale e região, apenas 4 cursos receberam avaliação 5, com nota máxima. Ainda com nota considerada satisfatória, 45 cursos receberam nota 4.

Além disso, 90 cursos foram classificados como regulares, ao obterem nota 3. Outros 9 cursos receberam nota 2 e foram classificados como insatisfatórios.

Nenhum curso recebeu avaliação 1 - valor mais baixo da análise. Dez cursos não foram avaliados.

Veja abaixo a avaliação de cada curso:

🥇 Nota 5, avaliação máxima - satisfatório

Nota 5

Nota 4 - satisfatório

Nota 4

Nota 3 - regular

Nota 3

Nota 2 - insatisfatório

Nota 2

Sem avaliação

Sem avaliação - Sem conceito

O que dizem as universidades com nota 2?

Por meio de nota, a Universidade de Taubaté informou que "no último ciclo de avaliação do MEC, 10 dos 14 cursos avaliados obtiveram conceitos 3 e 4, como o curso de Fisioterapia. Apenas quatro cursos ficaram com conceito 2."

Ainda segundo a Unitau, "no caso da Medicina, o ENADE foi 3 (conceito satisfatório) e o CPC, que também considera infraestrutura, foi 2. É importante destacar que os estudantes avaliados participaram do ENADE antes dos investimentos estruturais realizados pela instituição no período pós-pandemia."

Por fim, a instituição disse que "de 2023 a 2025, a UNITAU destinou cerca de R$ 60 milhões em melhorias nos campi, incluindo obras, novos laboratórios e modernização de equipamentos de alta tecnologia" e que "reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino superior e com a formação de profissionais que contribuem para o desenvolvimento regional."

O g1 tenta contato com as universidades Fesb, Unifatea, Ites, Unip e Módulo. A reportagem será atualizada caso as instituições se manifestem.

Unifesp em São José dos Campos

Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.