G1

Atendimento retorna na UBS do Bairro Furtado de Menezes após agressão a médica em Juiz de Fora


Serviço estava suspenso desde a última quarta-feira (25), depois que uma profissional de saúde foi atacada por uma paciente dentro do consultório. Ela sofreu diversos ferimentos e segue internada no Hospital da Unimed. UBS do Bairro Furtado de Menezes, em Juiz de Fora

Reprodução/Google Maps

O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Furtado de Menezes, em Juiz de Fora, foi retomado nesta segunda-feira (30) após uma médica ser agredida por uma paciente na última semana. O local estava fechado desde o dia 25, data da ocorrência.

▶️ Clique aqui e siga o perfil g1 Zona da Mata no Instagram

A profissional, Carla Helena Honório Costa, de 55 anos, sofreu traumatismo craniano, enfisema torácico e ferimentos no rosto e no braço. Ela permanece internada no Hospital da Unimed e, até o sábado (28), não havia previsão de alta.

Ao g1, a Prefeitura confirmou o retorno dos atendimentos nesta segunda-feira, mas até 13h.

“A Secretaria de Saúde informa que, excepcionalmente nesta segunda-feira (30), o atendimento na UBS Furtado de Menezes será realizado até às 13h, em razão de ajustes na organização da equipe”, completou em nota o Executivo.

Carla Helena Honório, médica agredida em UBS de Juiz de Fora

TV Integração/Reprodução

Médica foi agredida com socos e até pedradas

Conforme o boletim de ocorrência, a autora, de 35 anos, havia sido atendida anteriormente na unidade, mas retornou exaltada porque a receita fornecida pela médica estava sem data.

A profissional decidiu realizar um novo atendimento, mas foi agredida com socos, chutes, pontapés e até pedradas.

“Foi muito chute, principalmente na cabeça e no tórax, e vários golpes com a pedra. Quando as meninas conseguiram me tirar do chão, o meu nariz sangrava muito e eu corri para a recepção", contou Carla Helena à TV Integração.

A paciente ainda usou um capacete para quebrar o vidro da recepção da unidade e fugiu do local. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que investiga a agressão.

LEIA TAMBÉM:

Homem quebra vidro da recepção da UPA Norte, em Juiz de Fora; VÍDEO

UBS Santo Antônio é fechada após usuário agredir outro em Juiz de Fora

Médicos protestam em frente à Prefeitura

Um dia após a agressão, na quinta-feira (26), cerca de 100 médicos da rede pública de saúde reuniram em frente à Prefeitura para cobrar mais segurança nas unidades e melhores condições de trabalho.

Os profissionais foram recebidos para reunião com representantes do Executivo, e um novo encontro está marcado para esta semana. Entre os encaminhamentos acordados está a elaboração de campanhas de conscientização sobre a importância da atenção primária e sobre a violência contra os profissionais.

“Nós não estamos aqui para ser mais um embate. Estamos para auxiliar a população, para servir. Estamos do mesmo lado. Sofremos tanto quanto eles. Estamos ali para atendê-los e, muitas vezes, enfrentamos as mesmas dificuldades que eles encontram, porque também ficamos angustiados por não conseguir prover o cuidado que merecem. Isso já está sendo discutido com a gestão”, completou o médico Lucas Pereira de Carvalho.

Médica agredida por paciente em Juiz de Fora teve traumatismo craniano

📲 Siga o g1 Zona da Mata no WhatsApp, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.