Contando histórias de mulheres inspiradoras. Para se inspirar e compartilhar! O grupo Wiitch Plant nasceu da união de empreendedoras visionárias do litoral norte de São Paulo, que, por meio de eventos fechados, têm criado uma rede poderosa de apoio e inovação entre empresárias locais. Com foco em projetos ecológicos e beneficentes, essas mulheres estão transformando o conceito de empreendedorismo, unindo força e propósito para criar um impacto positivo na comunidade e no meio ambiente.
Ingrid Romano é mãe, cabeleireira, trancista e fundadora do Studio que leva seu nome. Mais do que isso: é uma mulher que transformou dor em cura e propósito. Com mais de 12 anos de experiência em cabelos crespos, cacheados e ondulados, sua história começou aos 15 anos — na garagem da casa da mãe, com um espelho e um toco de árvore como cadeira.
Desde pequena, Ingrid enfrentou o peso do racismo e do bullying, principalmente por causa do seu cabelo. “Eu não me via bonita. Rejeitava minha imagem, minha cor, minha identidade. Era como se o mundo dissesse que eu não era suficiente — e, por muito tempo, eu acreditei nisso”, relembra. Mas foi justamente o processo de transição capilar, iniciado ainda na adolescência, que acendeu uma luz. Ao aprender a cuidar do próprio cabelo, Ingrid começou a enxergar sua beleza com mais amor. Logo, passou a cuidar dos cabelos das amigas, das vizinhas e, aos poucos, de toda a comunidade.
Wiitch Plant
Wiitch Plant
O talento virou vocação, e o dom virou profissão. “Pessoas de outros bairros começaram a bater no meu portão. Eu coloquei um valor simbólico, e sem perceber, minha trajetória profissional começou”, conta. Mais tarde, já envolvida com uma ONG afrodescendente, ela se reconectou com sua ancestralidade e conseguiu sua primeira oportunidade em um salão especializado em cabelos afro. Começou panfletando, mas logo foi reconhecida pelo talento e incentivada a estudar. Tornou-se especialista em todas as curvaturas de cabelo, tratamentos, transição capilar, permanente afro e muito mais.
Depois de virar sócia de um salão, Ingrid sentia que ainda faltava algo. Queria mais do que transformar cabelos — queria transformar vidas. “Eu queria acolher mulheres, ouvi-las, libertá-las, e também estar mais presente na vida da minha filha, que tinha apenas 2 anos.” Foi assim que nasceu, do zero, o Studio Ingrid Romano. Primeiro na lavanderia de casa, depois em um espaço maior, e agora em um studio ainda mais completo, belo e acolhedor.
Mas a trajetória não foi linear. Ingrid enfrentou um divórcio, crises emocionais e uma depressão profunda. Chegou a pensar em desistir de tudo. “Tive pessoas que seguraram minha mão quando eu estava caindo. Nunca aceitei ficar no chão. Fiz acompanhamento profissional e me reconstruí.” A força veio de dentro — e também da rede de apoio que ela mesma ajudou a construir.
Hoje, Ingrid é referência não só em técnicas de cabelo natural, mas em cuidado e escuta. Cada atendimento no Studio é único. Ela trabalha com cortes personalizados para todos os tipos de curvatura, produtos veganos e livres de substâncias agressivas, transição capilar com suporte emocional, mechas sem danificar os cachos, permanente afro, tranças afro (box braids, nagô, gypsy, goddess e mais) e muito mais.
“Meu propósito vai além do cabelo. Quero mostrar que toda mulher pode vencer, ter seu próprio negócio, criar filhos, cuidar da casa, recomeçar e sonhar. O nosso pior inimigo não é o mundo — é a voz interna dizendo que não conseguimos. Todos os dias eu luto contra essa voz. E venço.”
Ingrid acredita que tudo muda quando a mulher decide lutar por si mesma. “Se você chegou até aqui, cuide de você. Acredite em você. Tenha coragem e seja perseverante. Porque sua história só começa a mudar quando você se reconstrói, mesmo tendo caído diversas vezes. Tudo vai dar certo.”
Saiba mais sobre o Wiitch Plant
Siga-nos no Instagram.