A informação foi divulgada por meio de nota, publicada nas redes sociais. Mais cedo, presidente do Caprichoso abandou a apuração após o anúncio das pontuações abaixo do esperado. Presidente do Caprichoso deixa sala de apuração do festival após protesto contra notas
O Boi Caprichoso anunciou, nesta segunda-feira (30), que vai pedir a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025. A informação foi divulgada em nota nas redes sociais.
O Boi Garantido e a organização do Festival de Parintins não se pronunciaram sobre as acusações.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Na postagem, o bumbá azul e branco se intitula "tetracampeão do povo" e exalta suas apresentações nas três noites do festival. Em seguida, o tom muda: o Caprichoso questiona as notas da apuração e acusa um suposto esquema entre o Boi Garantido e os jurados.
"Diante das incoerências e injustiças evidentes no resultado oficial, o Boi Caprichoso informa que irá recorrer e solicitar a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025. O presidente Rossy Amoedo vai nesta terça-feira apresentar as provas que revelam os esquemas do boi contrário na comissão de jurados", diz trecho da nota.
A agremiação folclórica anunciou uma coletiva de imprensa para terça-feira (1), no fim da manhã, na entrada da Prefeitura de Parintins, com a presença do presidente Rossy Amoedo.
Confusão e protesto
Mais cedo, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, deixou o Bumbódromo durante a apuração do resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins, em protesto contra as notas recebidas pelo bumbá azul e branco. O episódio gerou confusão nos bastidores nesta segunda-feira.
A saída ocorreu após o anúncio das notas do primeiro módulo da segunda noite, quando o Caprichoso começou a receber pontuações abaixo do esperado. Rossy afirma que o boi havia solicitado a impugnação de jurados que, segundo ele, poderiam prejudicar o bumbá — o que, na avaliação dele, teria se confirmado.
“Mas me respeitava? Respeitava a Nação Azul e Branca? Não tem respeito! É ridículo isso. Tanto esforço, tanto investimento, dedicação pra chegar aqui e você me tratar desse jeito por causa desses caras”, criticou o presidente.
Rossy também reforçou que o Caprichoso alertou oficialmente sobre a situação. "Nós acusamos esses caras da comissão, que eles iam fazer isso. Tá lá o ofício, tá na mão do Vanderlei o ofício, que eles iam fazer isso", completou.
Após o protesto, Rossy Amoedo anunciou que deixaria o julgamento, acompanhado pela comissão e pelos delegados do Caprichoso. Nas redes sociais, o clima de tensão tomou conta dos torcedores, e a expectativa é de novos desdobramentos.
A organização do Festival de Parintins ainda não se manifestou oficialmente sobre o episódio.
Presidente do Caprichoso deixa sala de apuração do Festival de Parintins após protesto contra notas
Patrick Marques/g1 AM
Presidente do Caprichoso deixa sala de apuração do Festival de Parintins após protesto contra notas
Matheus Castro/g1 AM