G1

Campus Party: edição nacional é em Brasília, entre 18 e 22 de junho


Entre destaques, italiano Gabriele Mazzini, principal nome por trás da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia. Evento é no Estádio Mané Garrincha. Campus Party, em imagem de arquivo

Divulgação/Campus Party

A edição nacional da Campus Party deste ano acontece em Brasília, entre os dias 18 e 22 de junho. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (8).🤖🖥️🛜

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

O evento acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha. Entre os convidados, a italiana Gabriele Mazzini, principal nome por trás da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia

A CPBR17, que tem uma programação voltada para aciência, a tecnologia e a inovação, é realizada em parceria com o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Distrito Federal (SECTI-DF).

A expectativa é que mais de 120 mil pessoas participem da Campus Party. Entre as experiências imersivas e interativas deste ano estão:

Simuladores de realidade virtual

Competições de drones

Campeonatos de robótica

Área exclusiva para exposição de startups de IA

Workshops, mentorias, Campus Kids, e Arena da Robocore, com cerca de mil participantes em disputas de hockey sumô, trekking e futebol de robôs

Printer Chef, competição gastronômica em que os participantes utilizam impressoras 3D para criar alimentos

Inteligência artificial em debate

Brasileiros treinam inteligência artificial para abordar temas como racismo e nazismo

A participação de Gabriele Mazzini, especialista em governança e regulamentação de inteligência artificial (IA) e responsável pela proposta da Lei de IA da União Europeia, é uma das mais esperadas no evento de 2025. Brasília vai sediar a quarta edição do Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o Cappra Institute e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

O objetivo é reunir especialistas, representantes do governo, da indústria e da sociedade civil para discutir a criação de um marco regulatório inclusivo e ético para a IA no Brasil, dizem os organizadores.

"Queremos construir uma IA ética, inclusiva e voltada para o bem comum", diz Francesco Farruggia, proprietário global da Campus Party.

Para o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Leonardo Reisman, sediar debates estratégicos sobre Inteligência Artificial, incluindo a construção do Marco Regulatório da IA no Brasil, é fundamental.

"Brasília se posiciona na vanguarda das discussões sobre tecnologia, ética, desenvolvimento sustentável e transformação digital, além de ampliar o acesso ao conhecimento para milhares de jovens, pesquisadores e empreendedores!, diz o secretário.

Além de Gabriele Mazzini, estão confirmados nomes como:

Marcelo Tas: apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor brasileiro

Pedro Chiamulera: fundador da Comunidade AI Brasil e da Clear Sale

Peter Jordan: influenciador e fundador da Petaxxon

Tiago Mochileiro: empreendedor social, conhecido por sua atuação na área de educação

Camila Farani: sócia-fundadora da G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina

Também participam da programação Ibere Thenório, Bruno Playhard, Gordox, Muca, Carlos Afonso, Sergio Saccani, Michelle Schneider, entre outros.

Programe-se 🤖🖥️🛜

17ª Campus Party Brasil

Data: de 18 a 22 de junho

Horário: das 9h às 20h

Local: Arena BRB Mané Garrincha

Ingressos: clique aqui

LEIA TAMBÉM

LEÃO XIV: Novo papa esteve no Brasil duas vezes e tinha viagem marcada para 2025

NOTA LEGAL: sorteio em maio tem prêmio de R$ 1 milhão no DF

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.