G1

Casal baiano relembra bênção do papa Francisco e lamenta morte do pontífice: 'pessoa leve e simples'


Morte do papa foi confirmada nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Casal havia acabado de formalizar união quando recebeu bênção na Itália. Autoridades baianas também lamentam morte. Casal baiano abençoado pelo papa Francisco lamenta morte do pontífice

"Achamos que ele daria uma bênção geral, mas ele fez questão de falar com todos. Era uma pessoa leve, simples", contou o baiano Vitor Pereira, de 30 anos, que em outubro do ano passado esteve em um encontro de noivos no Vaticano, na Itália, com a esposa Naira Ribeiro, de 28 anos. O casal católico foi abençoado pelo papa dias após o casamento em Salvador.

Para Vitor e Naira, a morte do papa Francisco é uma perda enorme para a Igreja Católica. O primeiro pontífice latino-americano ocupou o cargo por 12 anos e morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Apenas seis meses antes, o casal havia oficializado a união em Salvador, viajado para a Itália e se reuniu com o pontífice em uma cerimônia com noivos do mundo inteiro. A viagem foi montada Era esperado que o papa abençoasse os noivos, mas ninguém tinha a expectativa que Francisco falasse individualmente com todos os fiéis, ainda mais se fosse levado em conta o seu estado de saúde.

"Ele já estava bem debilitado, de cadeira de rodas, mas fez questão de falar com todos. Foi um momento muito especial. Era um papa que interagia muito com o povo, era muito acessível", relembrou Naira.

Casal de baianos foi abençoado pelo papa Francisco em outubro de 2024

Arquivo pessoal

No dia do grande encontro, Naira levou as alianças do casamento e a imagem de Nossa Senhora Aparecida com a data em que ela e o noivo se conheceram, para serem abençoados pelo líder da Igreja Católica.

Muito religiosa, o encontro foi duplamente especial para Naira: além do casamento, ela havia se recuperado de um câncer há pouco tempo. Segundo a baiana, a fé foi essencial para superar a doença, que foi descoberta meses antes da cerimônia.

"Precisamos adiar o casamento duas vezes por causa do tratamento. Foi um período difícil onde me agarrei na fé, foi ela que me salvou. E termos tido acesso ao papa depois foi a prova que tudo aconteceu no tempo de Deus", afirmou.

Autoridades baianas lamentam morte

Bruno Reis, prefeito de Salvador

“O Papa Francisco deixa um legado que transcende as fronteiras da religião. Com simplicidade, coragem e palavras sempre guiadas pelo amor, ele tocou os corações de milhões ao redor do mundo, pregando a solidariedade, o cuidado com o próximo e o respeito às diferenças. Foi um defensor incansável do meio ambiente e da inclusão social, sempre atento às dores da humanidade. Que sua luz continue a guiar caminhos de fraternidade e compaixão"

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

"O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum."

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.