G1

Chuvas em AL deixam 192 pessoas desabrigadas e desalojadas em cinco cidades

Moradores afetados pelos temporais são das cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Pilar, São Luís do Quitunde e Paripueira. Alagoas entra em alerta máximo devido às chuvas

As chuvas que atingem Alagoas desde sábado (17) obrigaram 192 pessoas a deixar suas casas em cinco municípios, segundo o boletim atualizado na noite desta segunda-feira (19) pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). O número pode aumentar porque há previsão das chuvas continuarem nesta terça (20).

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp

De acordo com o relatório, há 50 desabrigados (em abrigos provisórios) e 142 desalojados (em casas de parentes e amigos) nas cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Paripueira, Pilar e São Luís do Quitunde.

Paripueira e Pilar são as cidades mais afetados, totalizando 132 pessoas fora de casa. Veja abaixo o número de pessoas afetadas por cidade:

Paripueira - 72 desalojados

Pilar - 20 desabrigados e 40 desalojados

Maceió - 8 desabrigados e 18 desalojados

Coqueiro Seco - 8 desabrigados e 14 desalojados

São Luís do Quitunde - 14 desabrigados

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) suspendeu as aulas em oito escolas públicas em Maceió, nesta segunda-feira, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) suspendeu todas as atividades presenciais nos campi A.C. Simões, em Maceió, de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e Unidade de Viçosa, nesta segunda e na terça-feira (20).

Rios e lagoas

A Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh) monitora os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas. O boletim atualizado às 16h desta segunda-feira mostrou que há risco de transbordamento de rios e lagoas:

O Rio Jitituba, em Flexeiras, está em elevação lenta; há risco de alagamentos com chuvas intensas;

O Rio Santo Antônio, em São Luís do Quitunde, está em elevação com nível atual de 434 cm, às 16h, com risco de transbordamento durante a noite;

O Rio Manguaba, em Porto Calvo, está em elevação, com nível de 249 cm às 16h, elevando o risco de transbordamento durante a noite com a intensificação da chuva na região;

O Rio Camaragibe demanda de atenção pelo risco de transbordamento nas partes mais baixas dos municípios de Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe durante a noite.

O nível da Lagoa Manguaba está em elevação, com nível de 217 cm em Marechal Deodoro às 16h. A cota de transbordamento é de 270 cm.

O nível da Lagoa Mundaú, em Maceió, está em elevação, com nível de 78 cm às 16h. Existe risco de transbordamento com a continuidade das chuvas na região.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.