G1

Com 'invasão' de chineses, vendas de importados crescem seis vezes mais que nacionais, diz Anfavea


A participação de veículos importados no mercado brasileiro se aproxima de 20%, impulsionada principalmente pela entrada de novos modelos e marcas chinesas no país. Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul, SP

Divulgação

No primeiro semestre de 2025, a importação de veículos cresceu 15,6%, com destaque para os modelos chineses, passando de 197.667 para 228.472 unidades vindas do exterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No mesmo período, as vendas acumuladas de veículos nacionais aumentaram 2,6%. Com isso, o ritmo de crescimento dos importados foi seis vezes maior.

"O que está por trás desse dado é um processo que pode aprofundar um processo de desindustrialização, de queda de empregos, de menor consistência da nossa cadeia de fornecedores", disse Igor Calvet, presidente da Anfavea.

A China é o representante que mais cresceu na lista dos veículos importados que chegaram ao Brasil, mas a Argentina segue como o país que mais entrega automóveis para o país:

No acumulado, as 228,4 mil unidades importadas neste semestre está próxima de superar os 273,5 mil veículos que chegaram de outros países em todo ano de 2022. Ao mesmo tempo, as exportações subiram 60% no semestre, impulsionadas pelo mercado argentino.

Produção nacional está positiva, mas não saudável

Segundo a Anfavea, a produção nacional de veículos atingiu as 1.226.663 unidades, número 7,8% superior aos 1.137.881 fabricados no Brasil durante o primeiro semestre de 2024.

Mesmo no positivo, a produção nacional de veículos passa pelo segundo mês no negativo. Em junho a queda foi de 6,5% e em maio o decréscimo foi de 5,9%.

"É o segundo mês consecutivo em que há uma queda na produção. Pra compensar esses valores, teremos de ter um segundo semestre muito mais forte para que alcancemos a previsão do final do ano. No acumulado ainda estamos positivos, em 7,8%", disse Igor Calvet, presidente da Anfavea.

*Reportagem em atualização.

Conheça o Volvo EX90, SUV de 7 lugares com IA para dar bronca no motorista

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.