G1

'Como poderei te abraçar agora?': Foto de criança que perdeu braços em Gaza vence o World Press Photo 2025; brasileiro foi finalista


Imagem de Mahmoud Ajjour, menino de 9 anos que perdeu os dois braços em um bombardeio na Cidade de Gaza em 2024 é a vencedora do World Press Photo 2025.

Samar Abu Elouf, for The New York Times/World Press Photo via AP

A imagem de um menino que perdeu os dois braços durante um bombardeio na Faixa de Gaza venceu o World Press Photo 2025, a premiação de fotojornalismo mais importante do mundo. Uma outra foto, tirada na Amazônia, foi uma das finalistas (veja abaixo).

A foto, tirada pelo fotógrafo palestino Samar Abu Elouf, radicado no Catar, para o jornal "The New York Times", mostra Mahmoud Ajjour, de 9 anos, sem os braços logo abaixo dos ombros.

“Uma das coisas mais difíceis que a mãe de Mahmoud me contou foi que, quando Mahmoud percebeu que seus braços estavam amputados, a primeira frase que ele disse a ela foi: ‘Como poderei te abraçar?’”, disse Abu Elouf em um comunicado divulgado pela World Press Photo.

O vencedor da 68ª edição do prestigiado concurso de fotojornalismo foi selecionado entre 59.320 inscrições enviadas por 3.778 fotógrafos de 141 países.

“Esta é uma foto silenciosa que fala alto. Ela conta a história de um menino, mas também de uma guerra mais ampla que impactará gerações”, disse Joumana El Zein Khoury, diretora executiva da World Press Photo.

Em um comunicado, a organização afirmou que Ajjour foi atingido enquanto fugia de um bombardeio de Israel à Cidade de Gaza em março de 2024. "Depois que ele se virou para dizer à sua família que seguisse em frente, uma explosão decepou um de seus braços e mutilou o outro", disse a World Press Photo em comunicado.

"A vida deste jovem merece ser compreendida, e esta imagem faz o que o fotojornalismo pode fazer: fornecer um ponto de entrada em camadas para uma história complexa", disse a presidente do júri, Lucy Conticello.

A fotógrafa vencedora, Abu Elouf, também teve de ser evacuada de Gaza, em dezembro de 2023, e agora mora no mesmo complexo de apartamentos que Ajjour, em Doha, capital do Catar.

Israel lançou seu ataque devastador a Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, no qual milhares de militantes invadiram o sul de Israel a partir de Gaza, matando cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e sequestrando 251.

O Ministério da Saúde Palestino em Gaza afirma que mais de 51.000 palestinos foram mortos na ofensiva israelense. O documento não diferencia entre civis e militantes, mas afirma que mais da metade dos mortos eram mulheres e crianças, incluindo pelo menos 876 bebês menores de 1 ano. Afirma ainda que mais de 116.000 pessoas ficaram feridas.

Os organizadores do concurso também nomearam dois finalistas do World Press Photo que destacaram as questões de migração e mudanças climáticas.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.