Com a frase 'Comentários do Professor Dogma Blechstein sobre 'pé' - se você não sabia, saberá hoje', publicação está disseminado em dezenas de posts idênticos no Facebook. É #FAKE que pés concentrem 50% dos nervos, veias e sangue do corpo
Reprodução
Circula nas redes sociais um texto de caráter motivacional anunciado como "comentários do professor Dogma Blechstein sobre pé - se você não sabia, saberá hoje." O post diz que os pés concentram 50% dos nervos, das veias e do sangue do corpo. Essa e outras alegações são #FAKE.
g1
O que diz a mensagem viral
O texto começa com a frase "Comentários do Professor Dogma Blechstein sobre "pé" - se você não sabia, saberá hoje" e está disseminado em mais de 70 posts idênticos no Facebook em maio de 2025. Em seguida, exibe uma série de alegações motivacionais e pseudocientíficas sobre a importância dos pés para a saúde e o envelhecimento. Um dos trechos diz: "Ambos os pés juntos, 50% dos nervos do corpo humano, 50% das veias e 50% do volume de sangue flui através deles". Outro trecho diz: "Os pés possuem a maior rede circulatória que conecta o corpo." Um terceiro trecho diz: "O envelhecimento começa dos pés para cima."
⚠️Como essa mensagem chegou ao Fato ou Fake? Leitores sugeriram a checagem por meio do nosso WhatsApp, +55 (21) 97305-9827.
Como foi feita a checagem?
O Fato ou Fake fez uma pesquisa no principais motores de busca e não encontrou referências que relacionem Dogma Blechstein a qualquer instituição acadêmica. O texto viral circula também em outros idiomas, como o turco.
O Fato ou Fake mostrou o texto para o médico Vinícius Bertoldi, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) e para Alessandra Tieppo, geriatra e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Bertoldi diz que as afirmações atribuídas ao “professor Dogma Blechstein” parecem seguir o estilo de mensagens virais motivacionais com viés pseudocientífico. Tieppo diz que "não há qualquer registro científico, acadêmico ou institucional de um professor ou pesquisador com esse nome. É altamente provável que se trate de um nome fictício ou fabricado para dar credibilidade ao texto. "
Vinícius Bertoldi e Alessandra Tieppo também apontaram pontos #FAKE da mensagem. Acompanhe:
Trecho da mensagem: Ambos os pés juntos, 50% dos nervos do corpo humano, 50% das veias e 50% do volume de sangue flui através deles andando.
selo fake
g1
#FAKE. Bertoldi diz que os os pés não contêm 50% dos nervos das veias do corpo. "O volume de sangue que passa por eles é proporcional à necessidade local e não chega nem perto de 50% do débito cardíaco. O corpo possui redes nervosas e vasculares extensas, mas nenhuma região isolada concentra “metade” dessas estruturas. Órgãos como cérebro, fígado, rins, coração e sistema músculo esquelético recebem a maior parte do débito cardíaco. Obviamente sofrem variações ao longo do tempo e da necessidade metabólica."
Tieppo explica que a afirmação contida na mensagem falsa não tem base anatômica nem fisiológica. "Os pés são irrigados por artérias e veias como qualquer outra extremidade, mas representam uma fração muito pequena da circulação e inervação total do corpo humano. O volume de sangue nos pés em qualquer momento é muito inferior a 50%. "
Trecho da mensagem: Os pés possuem a maior rede circulatória que conecta o corpo.
selo fake
g1
#FAKE. Bertoldi diz que a maior rede circulatória está nos órgãos internos, principalmente fígado, rins, pulmões e intestinos. "Os pés têm sim uma rica vascularização terminal (veias, artérias e capilares), mas não a “maior”.
Tieppo também explica que a maior e mais complexa rede vascular está associada a órgãos como o fígado, pulmões e cérebro. "Os pés têm um sistema vascular importante, mas não se destacam em termos de volume ou complexidade da circulação sistêmica. A circulação nos pés tem papel crucial na perfusão dos tecidos distais, sendo particularmente sensível em condições como diabetes e insuficiência venosa. Entretanto, em termos de volume de sangue ou impacto sistêmico, a circulação cerebral, cardíaca e renal são muito mais relevantes."
Trecho da mensagem: O envelhecimento começa dos pés para cima.
selo fake
g1
#FAKE. Bertoldi explica que o envelhecimento é um processo sistêmico e genético. "Algumas perdas motoras e neurológicas podem ser percebidas primeiro na marcha, mas isso não significa que ele “comece” pelos pés". Tieppo afirma que o envelhecimento é um processo sistêmico e multifatorial, que ocorre em todos os órgãos e tecidos simultaneamente. "Alterações nos pés podem ser um dos sinais visíveis do envelhecimento (como perda muscular ou artrose), mas não há qualquer evidência científica de que o processo “comece” pelos pés."
É #FAKE que pés concentrem 50% dos nervos, veias e sangue do corpo
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito