G1

Eduardo Bolsonaro posta agradecimento a Trump após tarifaço dos EUA contra o Brasil


Postagem foi feita na plataforma Truth Social, rede utilizada por Trump para se comunicar com apoiadores. Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Lula reage e diz que adotará lei da reciprocidade

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump após o anúncio de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país.

A postagem foi feita na plataforma Truth Social, rede utilizada por Trump para se comunicar com apoiadores.

Eduardo se licenciou do mandato e se mudou para os Estados Unidos. Ele é visto pela família como um articulador com o governo Trump.

"Obrigado, presidente Donald J. Trump. Espero que as autoridades brasileiras agora tratem esses assuntos com a seriedade que merecem. O Brasil não pode — e não vai — se tornar outra Venezuela, Cuba ou Nicarágua. Deus abençoe os Estados Unidos, Deus abençoe o Brasil", escreveu Eduardo.

A postagem ocorre um dia após Trump anunciar o tarifaço contra o Brasil, em meio a críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump classificou a ação como uma “vergonha internacional” e sugeriu que Bolsonaro é alvo de perseguição política.

A declaração de Eduardo Bolsonaro se soma à reação da ala bolsonarista, que tenta atribuir ao governo Lula a responsabilidade pela deterioração das relações com os EUA. Do lado petista, o argumento é o oposto: a família Bolsonaro estaria promovendo ingerência estrangeira em processos do Judiciário brasileiro.

O presidente Lula respondeu às críticas de Trump citando a Lei de Reciprocidade Econômica como caminho legal para reagir às tarifas. Segundo ele, “o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

Eduardo Bolsonaro tem se reunido com parlamentares republicanos em Washington, como Cory Mills

Reprodução / X

Post 'premonitório'

Na segunda-feira (7), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo nas redes sociais no qual indicava que medidas dos Estados Unidos estavam por vir. Sem citar diretamente o ex-presidente norte-americano Donald Trump, Eduardo afirmou:

“Eu só posso dizer que não posso entrar nesses pormenores, mas o que posso garantir pra vocês é que essa não será a única novidade vinda dos Estados Unidos sobre esse tema da perseguição no Brasil nesta semana”, disse o deputado licenciado.

Dois dias depois, nesta quarta-feira (9), Trump anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA — com justificativa política em defesa de Jair Bolsonaro e críticas ao Supremo Tribunal Federal.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.