G1

Estádio Rei Pelé, em Três Corações, pode ser vendido; espaço homenageia o ex-jogador, natural da cidade


Projeto de lei enviado à Câmara Municipal pede a desafetação dos imóveis, ou seja, que eles deixem de ter destinação pública para que possam ser negociados. Estádio Rei Pelé, em Três Corações, pode ser vendido; espaço homenageia o ex-jogador Pelé

A Prefeitura de Três Corações (MG) encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a venda de sete imóveis públicos, entre eles o estádio municipal Rei Pelé e o Mercado Municipal da cidade. O texto pede a desafetação dos imóveis, ou seja, que eles deixem de ter destinação pública para que possam ser negociados.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O estádio leva o nome de um dos filhos mais ilustres da cidade, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, que morreu em 2022. Ele tem capacidade para 3.800 pessoas e atualmente é utilizado apenas para campeonatos amadores. Ele passou a se chamar Rei Pelé em 2023, em homenagem póstuma.

A possível venda do espaço tem gerado críticas e preocupações sobre o apagamento de parte da memória esportiva de Três Corações.

“São bens públicos. Uma vez vendidos, eles não voltam mais para a população. Principalmente o estádio Rei Pelé, que faz parte da nossa história e também pode fazer parte do nosso futuro”, afirmou o empresário Leandro Naves Barboza dos Santos.

Estádio Rei Pelé, em Três Corações, pode ser vendido; espaço homenageia o ex-jogador Pelé, natural da cidade

Reprodução EPTV

Segundo a prefeitura, os sete imóveis juntos são avaliados em mais de R$ 29 milhões. A gestão municipal afirma que o objetivo é usar os recursos para quitar dívidas e investir em outras áreas de interesse público.

“Eu peguei a prefeitura devendo R$ 66 milhões. Precisamos fazer dinheiro para ajudar a cidade. A Prefeitura é a maior imobiliária de Três Corações”, justificou o prefeito Dimas Abrahão (PSDB).

A proposta ainda está em análise nas comissões da Câmara e, por enquanto, não há data para a votação em plenário. Entre os bens listados está também o Mercado Municipal, onde Alaene Montesso trabalha há 28 anos. Ela teme os impactos de uma eventual venda.

“Muito ruim, né? Porque a gente não está preparado para parar agora. Eu não aposentei ainda. Precisaria trabalhar até me aposentar”, disse a atendente.

Monumento em homenagem a Pelé recebeu homenagens em Três Corações após a morte dele, em 2022

Luana Nadur

Em resposta, o prefeito afirmou que já existe um “plano B” para o mercado. Segundo ele, há uma área pronta para abrigar um novo espaço, inspirado no Mercado Municipal de Varginha.

Sobre o estádio Rei Pelé, a prefeitura afirmou que será elaborado um dossiê sobre sua história e que um memorial será construído para que a história seja preservada. Ainda assim, moradores e representantes da cidade defendem a preservação do local como patrimônio público.

“O que está sendo alegado agora é que vai vender porque está destruído. Mas por que não tenta manter esse estádio para categorias de base, como estava tendo? Tem gente querendo investir na cidade”, disse o artista plástico Luiz Fernando Ortiz de Oliveira.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.