G1

Foto na academia: 5 dicas para melhorar sua técnica


Profissionais explicam que resultado pode ser aperfeiçoado acertando no cenário, iluminação, pose e até nas configurações do celular. 5 dicas para tirar boas fotos na academia

Freepik

Quem nunca tirou uma foto no espelho da academia para mostrar como está cuidando do corpo (e pedir biscoito🍪 nas redes sociais)?

🤳 Seja por estética ou por saúde, é legal exibir os resultados do esforço físico, especialmente durante ou logo após o exercício, já que os músculos ficam realçados.

Mas ficar contente com as fotos de academia nem sempre é fácil – às vezes o resultado fica insatisfatório e você nem sabe por quê.

Por isso, o Guia de Compras conversou com fotógrafos profissionais para dar as dicas de como acertar na câmera, no local e na pose ideal para as fotos saírem perfeitas.

✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp

SUPERCÂMERAS: qual celular tira as melhores fotos?

1. Cuidado com o cenário 🏋️‍♂️

Faça o enquadramento com a câmera e veja se não tem distrações no ambiente. “A maior preocupação é com o fundo, se não está bagunçado, se não tem elementos que tirem a atenção da pessoa a ser fotografada”, afirma Nuno Henrique, fotógrafo.

Veja o exemplo da foto da atriz Erika Januza abaixo. “Acertou na pose e na cor da roupa, valorizando o corpo. Mas a sugestão para melhorar é explorar outro cenário de fundo e ter cuidado com faixas ou textos escrito para não virarem distração”, explica o fotógrafo Jones Arruda.

Erika Januza posa na academia.

Instagram/Reprodução

⚠️ Cuidado: fique atento para não monopolizar um espaço ou aparelho e incomodar os outros alunos, que estão ali para treinar.

“Sempre que possível, faça as fotos em horários em que a academia esteja mais vazia, com menos movimento. Assim não atrapalhamos os alunos – e eles também não atrapalham o ensaio”, brinca Nuno.

2. Procure uma boa iluminação 💡🪟

“A luz pode fazer toda a diferença entre parecer definido ou não. Luz vinda de cima ou do lado realça sombras e músculos”, diz Jones.

“Sempre que possível, procure uma luz natural, como de janelas. Mas, se for à noite, procure um canto bem iluminado, de preferência com luz vindo de cima ou do lado”, completa o fotógrafo.

Na foto abaixo, Jones aponta que o ator Rafael Vitti acertou na iluminação, que valorizou as formas e deu volume ao músculo.

Rafael Vitti posa com peso na mão.

Instagram/Reprodução

3. Saiba como posar 💪

Simplesmente ficar parado, em posição de descanso, não vai ajudar sua foto a salientar os músculos. “Quando quiser dar destaque em alguma parte do corpo, utilize algum peso para ajudar o músculo a contrair e dar mais volume”, diz Jones.

O fotógrafo Nuno Henrique sugere testar várias posições para melhorar a consciência corporal e entender quais poses funcionam melhor para você.

“Para mostrar braços e bíceps, deixe o braço levemente contraído e próximo ao corpo. Para o abdômen, use iluminação de cima, barriga contraída, ângulo de frente ou semilateral. E para pernas e glúteos, use espelho baixo ou ângulo lateral”, sugere Nuno.

Os profissionais indicam que tirar a foto após o treino também ajuda, já que os músculos ficam mais volumosos nesse momento.

Veja a foto da influencer Kéfera Buchmann, abaixo.

Kéfera Buchmann tira foto em academia vazia.

Instagram/Reprodução

“Para um melhor resultado, mudar a pose – ficar nas pontas dos pés vai ajudar a marcar os músculos das pernas – e deixar a luz vir de um dos lados, não de trás”, opina Jones.

4. Mude as configurações da câmera do celular 📱

Mexer nas configurações da câmera pode fazer toda a diferença. Jones dá algumas dicas práticas:

Ative o HDR: ele ajuda a equilibrar luz e sombra, dando mais profundidade.

Use modo retrato (se disponível): ele dá aquele desfoque no fundo, deixando o corpo em destaque.

Timer + modo burst (rápido): são ótimos pra pegar a melhor pose em movimento ou sozinho.

Evite a lente grande angular (aquela com 0,5x de zoom): para fotografar lugares, ela é ótima, mas, para fotografar pessoas, pode deixar com aparência distorcida.

Prefira o modo automático: com boa iluminação, o celular tira boas fotos nesse modo; use o manual somente quando já tiver experiência.

5. Use acessórios 🧴

Para não ficar preso só na selfie, uma opção interessante é experimentar com um tripé. “Um modelo pequeno é ideal pra tirar fotos sozinho e testar vários ângulos”, sugere Jones.

Vale lembrar que carregar um tripé para lá e para cá pode atrapalhar os outros usuários, por isso preste atenção ao seu redor.

Também dá para usar alguns cosméticos no lugar que ajudam a dar mais brilho para a pele e realçam a definição muscular, imitando o efeito natural do suor. Os fotógrafos revelam que óleo para bebê e hidratantes leves costumam ser as opções mais comuns.

Abaixo, veja acessórios e celulares com boas câmeras para ajudar na foto de academia perfeita. Os produtos custavam de R$ 25 a R$ 6.000, quando consultados nas principais lojas on-line, em abril.

Apple iPhone 16

Motorola Edge 50 Neo

Samsung Galaxy S25

Apexel tripé extensível

Fill Light selfie stick monopod P70D

Funpro tripé extensível para celular e câmeras compactas

Óleo Johnson's Baby 200ml

Óleo suave Granado Bebê 120ml

Cerave loção hidratante facial 50ml

Nivea Milk Pele Seca a Extrasseca loção hidratante 400ml

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

O que muda do iPhone 15 para o iPhone 16?

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.