Pelo terceiro dia consecutivo, Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), registrou a menor temperatura do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 1,6°C entre 6h e 7h desta quinta-feira (17), com formação de geada.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
As baixas temperaturas vêm se repetindo desde o início da semana na Serra da Mantiqueira. Além do frio intenso, houve registro de geada em Monte Verde nos três dias consecutivos.
Veja abaixo as temperaturas registradas pelo Inmet:
Termômetros em Monte Verde (MG)
Confira as FOTOS 📷
A paisagem amanheceu coberta por uma fina camada de geada, transformando o chão em um tapete branco e congelado. A vegetação rasteira, bancos e até um pequeno boneco de gelo construído sobre um tronco mostram o acúmulo de cristais de gelo.
São imagens que mostram também a severidade das madrugadas geladas enfrentadas pelos moradores e turistas que visitam o distrito nesta época do ano.
Segundo a Climatempo, a geada branca é como um sopro congelante de um secador gigante, só que ao invés de ar quente, vem carregado de ventos frios, fortes e cortantes. Pode acontecer até durante o dia, sem aviso prévio, quando uma massa de ar polar avança com força. Parece neve? Parece! Mas é só uma fina camada de gelo que derrete assim que o sol aparece.
Quinta-feira, 17 de julho
Geada em Monte Verde (MG) - (17/07/2025)
Mari Filippini
Geada em Monte Verde (MG) - (17/07/2025)
Mari Filippini
Geada em Monte Verde (MG) - (17/07/2025)
Mari Filippini
Quarta-feira, 16 de julho
Geada em Monte Verde (MG) - (16/07/2025)
Nelson Pacheco
Terça-feira, 15 de julho
Geada em Monte Verde (MG) - (15/07/2025)
Nelson Pacheco
Alerta para baixa umidade
Grande parte do Brasil permanece sob uma forte massa de ar seco. A orientação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
Áreas com alerta de baixa umidade.
Arte/g1
Como fica o tempo?
O Sul de Minas continua sob influência de uma forte área de alta pressão que mantém o tempo firme e com predomínio de ar seco em toda a região. Essa condição impede a formação de nuvens e favorece a queda da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos durante as tardes.
A baixa nebulosidade também provoca uma grande amplitude térmica: as manhãs seguem geladas, enquanto as temperaturas sobem rapidamente à tarde.
A orientação é para que a população redobre os cuidados com a saúde. Em dias de ar seco, é importante manter-se hidratado, evitar exercícios físicos nas horas mais quentes e usar soro fisiológico para aliviar desconfortos respiratórios.
Sul de Minas enfrenta baixa umidade e tempo firme sem previsão de chuva