Empresas interessadas podem ser enviadas até o dia 30 de junho. Confira quantas câmeras serão instaladas por cidade. Governo de SP abre licitação para comprar câmeras para muralha eletrônica no Vale do Paraíba
Rodrigo Sargaço/EPTV
O governo do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (20) o edital para compra de 350 câmeras para o programa Muralha Paulista, um sistema de segurança eletrônica. Todas as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo serão contemplados, segundo o governo - veja mais abaixo quantas câmeras serão instaladas por cidade.
O edital para compra das câmeras foi publicado na edição desta terça do Diário Oficial do Estado. As propostas das empresas interessadas podem ser enviadas até o dia 30 de junho.
"A partir de então, em três meses a empresa tem a obrigação de implantar todo sistema. A parte de comunicação e também as câmeras com inteligência, o software de inteligência artificial para que todas as câmeras estejam habilitadas", afirmou o vice-governador Felício Ramuth (PSD).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O sistema de segurança eletrônica já havia sido anunciado pelo governo em 2023. Um edital chegou a ser publicado, mas foi suspenso pelo próprio governo para 'ajustes técnicos'. Felício explicou que foi necessário integrar a base de dados existentes antes de realizar a compra das câmeras.
"Percebemos que primeiro precisava fazer essa integração para que o edital pudesse ter as características técnicas necessárias para aproveitar bem essa integração da base de dados. Por isso a gente interrompeu o processo, refez o edital tecnicamente e republicou. Agora está exatamente de acordo com essa nova tecnologia integrada", explicou.
"O Muralha tem a inteligência da integração de base de dados, temos também interligação das câmeras já existentes nos municípios e essa terceira etapa que são os equipamentos que serão implementados", completou Felício.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública estadual, o programa Muralha Paulista tem um sistema integrado de fluxo de dados que permite trabalhar com inteligência as imagens de câmeras de monitoramento privadas ou públicas para gerar informações sobre criminalidade.
O objetivo do programa de segurança é integrar diferentes bases de dados e sistemas de videomonitoramento já existentes no estado, principalmente em municípios e órgãos públicos.
O governo acredita que vai poder usar esses dados pra aprimorar a tomada de decisões, prever padrões de criminalidade e alocar recursos de forma estratégica. O Muralha Paulista já está em funcionamento em cidades como Indaiatuba, São Paulo, São Carlos e Praia Grande.
Onde as câmeras serão instaladas?
Ao todo, 350 novas câmeras serão instaladas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vice-governador explicou que a distribuição leva em consideração a base de equipamentos já existente nas cidades.
"São José dos Campos é uma cidade que tem um número grande de câmeras. Está previsto sete câmeras para São José. Um número pequeno por conta da cobertura já existente com as câmeras do município, isso foi levado em consideração. Para você ter uma ideia, cidades do litoral [vão receber] por volta de 80 câmeras das 350", disse.
"O Vale Histórico, que aliás é uma região que contribui negativamente pros indicadores de homicídio, ali sim esse número maior de câmeras. [Para] Cidades que não têm câmeras implementadas é a oportunidade de fazer o seu monitoramento. Seja na entrada e saída das cidades, com câmeras OCR - leitores de placas -, ou câmeras inteligentes que leem as imagens e podem fazer reconhecimento facial, entre outras tecnologias".
Veja o número de câmeras previstas por cidade
Aparecida: 28
Arapeí: 1
Areias: 3
Bananal: 5
Caçapava: 23
Cachoeira Paulista: 10
Campos do Jordão: 4
Canas: 3
Caraguatatuba: 8
Cruzeiro: 35
Cunha: 4
Guaratinguetá: 23
Igaratá: 4
Ilhabela: 5
Jacareí: 30
Jambeiro: 4
Lagoinha: 4
Lavrinhas: 1
Lorena: 13
Monteiro Lobato: 4
Natividade da Serra: 3
Paraibuna: 7
Pindamonhangaba: 11
Piquete: 1
Potim: 3
Queluz: 7
Redenção da Serra: 1
Roseira: 8
Santa Branca: 4
Santo Antônio do Pinhal: 1
São Bento do Sapucaí: 3
São José do Barreiro: 1
São José dos Campos: 7
São Luiz do Paraitinga: 1
São Sebastião: 23
Silveiras: 5
Taubaté: 19
Tremembé: 5
Ubatuba: 28
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região