Unidade que funciona na Santa Casa atende 45 cidades do Oeste Paulista. Doação de sangue salva vidas
Arquivo/g1
O Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente (SP) busca doadores para reforçar os estoques que estão em baixa, conforme a unidade. Os tipos que mais estão em falta são os de tipo negativo.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a agente de captação da Santa Casa, Zenaide Brito Bonfim Correia Martins, o estoque atual está baixo, principalmente dos tipos negativos, e a necessidade do hemocentro é constante, sendo necessários pelo menos de 50 a 60 doadores por dia para atender a demanda.
“Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas os que mais faltam são os tipos negativos”, afirmou Zenaide.
De acordo com a agente de captação, o Hemocentro atende 45 municípios da região de Presidente Prudente, com uma média mensal de 900 a mil pessoas.
Quem pode doar?
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação de sangue tenha sido feita até os 60 anos. Além disso, a pessoa deve pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de idade devem comparecer acompanhados por um responsável.
E quem não pode?
Inaptidão definitiva
Não pode doar sangue quem teve hepatite B ou C, malária ou sífilis. Além disso, quem é hemofílico, anêmico, portador de diabetes, de chagas, câncer e doenças no geral também não pode ser doador. Quem possui comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue não pode doar.
Inaptidão temporária
As pessoas que passaram por cirurgia ou parto há seis meses, tiveram gripe ou febre nos últimos sete dias, ingeriram bebidas alcoólicas há 12 horas e consumiram alimentos gordurosos 24 horas antes da doação estão restritas temporariamente de doar.
Doadores que foram expostos a situações consideradas de risco para infecções sexualmente transmissíveis (como contato sexual com alguém com teste positivo para HIV) devem esperar um ano para doar.
Outras situações necessitam de espera para aptidão a doar, como:
Grávidas e puérperas - Para doar, é preciso esperar um ano após dar à luz para fazer a doação. Mesmo amamentando, se completou o período de um ano após o parto, a mãe pode doar.
Parto ou abordo - Devem esperar três meses para doar.
Cirurgia - Varia de três meses a um ano após o procedimento, com a liberação do médico responsável.
Dengue - Em casos de dengue hemorrágica, é preciso aguardar 6 meses após a recuperação. Já para os demais tipos da doença, é preciso aguardar 30 dias para fazer a doação de sangue. Pessoas com sintomas da dengue não podem doar.
Coronavírus - Quem já teve a Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a completa recuperação. Em relação aos imunizantes, quem tomou a Coronavac deve aguardar 48 horas doar. Já quem recebeu a vacina da Oxford/Astrazeneca, Pfizer e Janssen deve aguardar 7 dias para contribuir.
Gripe - A doação pode ser feita após 15 dias após a recuperação.
Endoscopia ou colonoscopia - Não pode doar quem realizou os procedimentos nos últimos seis meses.
Tatuagens e piercing - É preciso esperar um ano depois de ter feito tatuagem ou colocado piercing para fazer a doação de sangue.
Serviço
O Hemocentro fica localizado na Rua Wenceslau Braz, nº 5, com entrada pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, embaixo da 2ª rampa do Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Euclides, em Presidente Prudente.
Os telefones de contato são os seguintes:
(18) 3223-3511 e
(18) 3223-4490.
Os horários de funcionamento são os seguintes:
Segunda-feira: das 7h às 16h;
Terça-feira: das 7h às 16h;
Quarta-feira: das 8h às 17h;
Quinta-feira: das 7h às 16h;
Sexta-feira: das 7h às 16h; e
Sábado: das 7h às 11h.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.