G1

Homem é detido após levar namorada adolescente para gruta paradisíaca interditada há mais de 20 anos em MT


Presença do casal na gruta causou danos diretos na unidade de conservação, diz polícia. Na foto é possível ver o homem dentro do local, com os braços abertos em cima de uma pedra

Reprodução

Um homem de 42 anos foi detido após ser flagrado dentro da Gruta da Lagoa Azul, que está interditada há 23 anos devido à degradação da área, nessa terça-feira (6), em Nobres, a 151 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem teria ido ao local com o intuito de apresentar a gruta para a namorada, de 17 anos, que também foi encaminhada à delegacia.

Conforme o boletim de ocorrência, o casal foi flagrado dentro da gruta durante uma operação, cumprida pela PM, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), por volta de 13h.

Em imagens publicadas pelo suspeito nas redes sociais é possível ver o homem dentro do local, com os braços abertos em cima de uma pedra (veja acima). Na legenda, ele ainda compartilhou a localização da gruta, incentivando a visitação no ponto turístico, que segue sendo alvo de visitação descontrolada, mesmo com a interdição.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Segundo os policiais, a presença do casal na gruta causou danos diretos na unidade de conservação já que, devido aos pisoteios, colocou as espécies de peixes em risco de extinção e alterou a coloração da água.

À polícia, o homem informou que sabia que a visitação no local é proibida, mas se justificou dizendo que foi até a gruta para levar a namorada adolescente que não conhecia a área.

O homem e a adolescente foram encaminhados à Delegacia de Nobres, onde o boletim de ocorrência foi registrado.

LEIA MAIS

Parque criado para proteger gruta paradisíaca é ameaçado por desmatamento, agricultura e presença de gado em MT

Vereador e irmão são investigados por promover passeios em cachoeira de parque interditado há mais de 20 anos em MT

🚫Turismo irregular

Polícia investiga vereador e irmão por passeios em cachoeira de parque interditado em MT

A gruta é o principal alvo de turistas e dos passeios irregulares. Em março de 2024, o g1 mostrou que diversas denúncias foram registradas contras guias clandestinos por promoverem passeios irregulares na gruta, sem informar os turistas sobre a proibição. Na época, o valor da visita chegava a custar R$ 250 por pessoa. Em 2023, o jogador Deyverson, e a esposa dele, também visitaram a gruta. À época, o jogador compartilhou fotos do passeio romântico nas redes sociais.

Atualmente, os passeios seguem acontecendo sem autorização organizado por guias clandestinos da cidade. Há um mês, seis turistas e um guia de turismo foram detidos no interior da gruta. No entanto, todos foram liberados.

Gruta da Lagoa Azul, em Nobres (MT)

Divugulgação

Em nota, a Sema disse que as multas para a visitação passaram a ser aplicadas a partir neste ano, com a publicação da Portaria n°152/2025, de 6 de fevereiro, que dispõe sobre a proibição da visitação pública na Unidade de Conservação Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.