Rafael Lopes, de 26 anos, atirou contra Sidney Alves e João Batista, em 2023, em Descalvado. Ele também baleou uma 3ª pessoa que sobreviveu. Saiba como denunciar. Crime cometido por Rafael Lopes aconteceu em bar de Descalvado
Reprodução / EPTV e Arquivo Pessoal
Rafael Lopes, acusado de matar dois homens e ferir outro em Descalvado (SP), continua foragido quase dois anos após o crime.
Atualmente com 26 anos, Rafael efetuou disparos que mataram Sidney Alves dos Santos e João Batista Bernal, de 41 e 70 anos, respectivamente.
Além deles, os tiros atingiram Marcelo Daniel Mingroni, que sobreviveu. O g1 apurou que ele não consegue andar e ainda sofre consequências, já que uma bala passou muito perto da medula.
"Eu não tinha nada a ver com a história no dia e acabei sendo lesado", respondeu à reportagem, por mensagem, em uma rede social.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Ao g1, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) informou que "as investigações continuam e a equipe segue empenhada em efetuar a prisão".
Câmera registrou duplo assassinato a tiros
Autor e vítimas estavam em um quiosque que funcionava como bar, na região central. À época, no registro da ocorrência, populares relataram que houve uma briga minutos antes dos crimes. O motivo não foi divulgado. Uma câmera registrou o crime. (veja vídeo abaixo. As imagens são fortes)
Dois homens morrem e um fica ferido após briga em bar de Descalvado
Inicialmente, um irmão de Lopes foi alvo da investigação. Mas, em maio de 2024, ao receber denúncia do Ministério Público, a Justiça solicitou a exclusão do nome dele do processo.
"Façam-se as comunicações e anotações necessárias para que passe a constar, como réu, o nome do denunciado [Rafael Lopes]. Existe prova do crime de homicídio, haja vista os laudos necroscópicos. Também há indícios de autoria, em virtude dos reconhecimentos das imagens de vídeo do momento do crime", publicou nos autos o juiz Daniel Felipe Scherer Borborema, da 2ª Vara de Descalvado.
Em 18 de julho do ano passado, foi expedido um mandado de prisão preventiva a Rafael Lopes, que segue pendente de cumprimento.
"A liberdade do réu põe em risco não apenas a instrução processual, haja vista que, ante a periculosidade inerente ao crime de duplo homicídio qualificado e uma tentativa de homicídio qualificado, as testemunhas do fato necessitam de segurança para depor em juízo sem receios. O risco de fuga é presente, pois o réu está foragido", acrescentou o juiz do caso.
Como denunciar o paradeiro de Rafael
A SSP informou que informações que possam ajudar na localização do suspeito podem ser repassadas ao setor de investigações, com garantia de anonimato ao colaborador, pelo telefone (19) 3583-1344.
O g1 também procurou a defesa de Lopes, que não respondeu ao contato até a última atualização desta reportagem.
MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO:
INVESTIGAÇÃO: Bebê de 4 meses chega morto e com hematomas em UPA de Araraquara
VIOLÊNCIA: Homem é assassinado em Rio Claro com golpes de tábua de cortar carnes
NOVIDADE: Filhote de onça-pintada pode ser vista pelo público no Parque Ecológico de São Carlos
O caso
Veja, a seguir, detalhes do que ocorreu há quase dois anos:
Como, quando e onde o duplo homicídio ocorreu?
Quem são as vítimas?
Qual foi a motivação do crime?
Quem é o autor? ele foi preso?
1 - Como, quando e onde o duplo homicídio ocorreu?
Dois homens morreram baleados e um ficou ferido em bar de Descalvado
Rodrigo Oliveira / Descalvado Agora
Os crimes aconteceram por volta das 23h55, em 2 de julho de 2023, em um quiosque que funcionava como bar na Rua Dom Pedro II, no Centro;
Segundo informações do boletim de ocorrência, populares relataram que houve uma briga minutos antes do duplo homicídio;
O autor teria ido embora do local e minutos depois retornou com uma arma e efetuou diversos disparos;
Quando a Polícia Militar chegou ao local, encontrou duas pessoas mortas dentro do bar e outra vítima caída fora do estabelecimento;
Foram encontrados quatro estojos e dois projéteis e, do outro lado da rua, mais três cápsulas intactas de munição calibre 380;
Imagens de câmeras mostram o momento que uma vítima é atingida por um tiro. Em outra imagem, o autor invade a cozinha atirando. (veja vídeo abaixo).
2 - Quem são as vítimas?
As vítimas que morreram eram:
Sidney Alves dos Santos, que tinha 41 anos;
João Batista Bernal, à época com 70 anos.
Sidney (à esquerda) e João (à direita), mortos em bar de Descalvado
Arquivo Pessoal
O sobrevivente do crime foi:
Marcelo Daniel Mingroni, de 38 anos. O estado de saúde permaneceu estável, ele não correu risco de morte, mas ainda apresenta sequelas.
3 - Como o caso foi registrado?
Dois homens morrem baleados e um fica ferido em Descalvado após briga em bar
O caso foi registrado como homicídio e tentativa de homicídio, no Plantão da Delegacia de Polícia de Porto Ferreira;
O dono do bar relatou que houve uma briga entre as vítimas e o autor, que deixou o bar em seguida – as famílias das vítimas negaram essa versão. Ainda conforme o relato do comerciante, ele foi atrás do autor do crime, mas não o teria encontrado;
O dono do bar afirmou que, ao voltar, o homem que já tinha feito os disparos contra os três e fugido em seguida. Não havia detalhes sobre o motivo da briga no boletim de ocorrência.
4 - Quem é o autor?
O nome do autor, Rafael Lopes, foi confirmado pela Justiça apenas em maio de 2024. Ele continua foragido.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara